Com o objetivo de dar apoio aos hospitais da região neste momento de pandemia, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) abre 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, no Hifa Sumaré. Enquanto isso, outros 20 leitos aguardam demanda para os casos de Covid-19, segundo o governo do Estado.
O reforço na estrutura do Sumaré é destinado a pacientes com conduta clínica (não cirúrgico e não Covid19) e estará à disposição do SUS, principalmente para pacientes da Santa Casa, via Central de Regulação de Vagas.
Segundo o superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, a princípio os leitos terão um tempo determinado para suprir as demandas nesse momento de pandemia.
Além dos 10 que serão inaugurados, atualmente o Hifa possui oito leitos de UTI Coorte, dois leitos de isolamento e oito de enfermaria, todos eles pediátricos destinados ao tratamento de COVID-19.
Sesa
Sobre os 20 leitos destinados ao casos de Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os leitos do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) estão disponíveis desde o dia 16 de março e o uso será feito conforme demanda.
No entanto, o Hifa não passou mais detalhes sobre esses leitos, alegando a falta de definições. A informação não oficial é que irão funcionar no prédio localizado no bairro Aquidaban.