O Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) completou 50 anos na terça-feira (29). Para comemorar, a gestão lançou a exposição “Uma história, muitas vidas”, que ficará no Perim Center, durante todo o mês de julho, aberta ao público para visitação.
A solenidade que marcou a data contou com a presença de várias autoridades, como o governador Renato Casagrande; o sub-secretário de Estado da Saúde, Gleikson Barbosa “Kim” dos Santos; o superintendente do Ministério da Saúde no ES, Bartolomeu Lima; o deputado estadual, coronel Alexandre Quintino; o superintendente da Saúde da região sul, José Maria Justo; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e seu vice coronel Guedes, entre outras.
Na ocasião, o Hifa lançou o selo comemorativo 50 anos, que será utilizado em diversas peças e também nos documentos ao longo do ano. E também o documentário que conta um pouco da trajetória da instituição.
O presidente do Hifa, Winston Roberto, ressaltou sobre o que significa estar na presidência do hospital. “É uma honra muito grande estar à frente de uma instituição como Hospital Infantil, que tem um histórico tão bonito e um legado de serviços prestados à população. Eu me sinto muito emocionado em poder contribuir com o desenvolvimento desta instituição.”
O governador Renato Casagrande fez um agradecimento. “Eu acompanho todo o desenvolvimento do Hospital Infantil, que foi parceiro do nosso governo lá em Guarapari, quando abrimos a unidade na cidade. O hospital foi fundamental novamente, agora na maior crise da saúde. Eu faço o meu agradecimento a algumas instituições e faço hoje ao Hifa. O Hospital Infantil é o nosso porto seguro aqui na nossa região e vocês ajudaram a salvar muitas vidas.”
O prefeito Victor Coelho se emocionou ao conhecer mais da história da instituição. “A gente se emociona quando vê um documentário e conhece um pouco mais da história do Hospital Infantil. Foi falado que a preocupação maior é salvar vidas e tem feito isso ao longo desses 50 anos. Eu quero parabenizar o Hifa, essa importante instituição, que faz um trabalho fundamental na nossa cidade”, finalizou.
Novos serviços
Ainda como parte da comemoração dos 50 anos, o Hifa inaugurou uma expansão do serviço do Hifa Aquidaban: a Central de Material e Esterilização – CME “Mário Augusto Rocha”. A unidade de serviço é voltada à esterilização de materiais utilizados pelas unidades do grupo. A área foi construída totalmente de acordo com as exigências da vigilância sanitária e as portarias do Ministério da Saúde e conta com estrutura moderna composta por 13 ambientes.
Motivos para comemorar
No dia 29, também foi comemorado o dia de Cachoeiro de Itapemirim e o Hifa faz parte desta história. Só para entrar no clima de nostalgia e lembranças, foi no tradicional desfile cívico da festa da cidade, em 1957, que o Hospital Infantil recebeu as primeiras doações para a sua construção.
Essa história quem contou foi a ex-presidente do hospital e atual presidente de Honra, Jandyra Rodrigues Pinheiro. Na época, os jovens da mocidade espírita do centro “Jerônymo Ribeiro” anunciaram a construção do hospital e desfilaram com a bandeira do Brasil. Como forma de demonstrar apoio, a população jogou sobre a bandeira joias, relógios, alianças. E todos esses itens foram vendidos para que fossem aplicados nas obras. Esse e outros marcos da história desse grande projeto que nasceu pequeno, mas hoje é prova para todos que onde se há amor, cuidado e vontade de fazer o bem não há outro caminho senão prosperar.
No dia 29, o Hifa também comemora um ano de Unidade Provisória de Tratamento da Covid-19. A luta contra a doença foi salvar vidas e o hospital se tornou pioneiro nesta missão no maior centro de tratamento da doença no sul do estado com 100 leitos. A instituição já salvou mais de 1.900 vidas.