Hifa inaugura setores e presta homenagens em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Hospital Materno Infantil ‘Francisco de Assis’, o Hifa do Aquidaban, inaugurou três novos setores e prestou diversas homenagens durante o evento que aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) em Cachoeiro de Itapemirim. De aspecto humanizado, o local conta agora com a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip), Centro Cirúrgico e Enfermaria Cirúrgica Pediátrica.

A nova Utip leva o nome do ex-deputado estadual Glauber Coelho. A unidade é composta por 20 leitos com isolamento, salas de prescrição, postos de enfermagem, sala de espera da UTI, sala de reunião, sala da família, além de áreas de apoio para os profissionais que atuam no setor.

A humanização dos ambientes é algo que foi levado a sério pelo Hifa. Na Utip, as paredes gélidas deram lugar a papel de parede de paisagens que transmitem diferentes momentos do dia: amanhecer e entardecer, com nuvem sobreposta na parede e teto, dando aspecto 3d.

Os tetos blacklights têm layouts de árvores e dão a sensação de que as crianças estão deitadas na floresta. As colunas também ganharam a cor marrom, imitando troncos das árvores e no teto a copa da árvore em 3d. As ilustrações são do profissional José Ricardo.

Não só por isso, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior – também homenageado pelo hospital -, não mediu elogios. “Cada real aplicado aqui retorna em dignidade”. E a qualidade do atendimento dos hospitais filantrópicos tem tanta importância para o governo do Estado que em 2023 o valor do contrato será outro.

“Em 2018, o Estado investia R$ 495 milhões em serviços contratados com todos os filantrópicos do Espírito Santo; em 2023, esse valor será de R$ 1,3 bilhão”, anunciou Nésio.

 

Nésio Fernandes, secretário estadual de Saúde

 

Centro cirúrgico

Outra inauguração foi a do centro cirúrgico, que levou o nome do saudoso empresário Jersílio Cypriano. O centro é composto por quatro salas cirúrgicas, cinco leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), um quarto com três leitos de hospital, além de áreas de apoio aos profissionais que por lá atuam.

Já a enfermaria cirúrgica pediátrica recebeu o nome da enfermeira Anna Justina Nery, mais conhecida como Anna Nery. Ela foi pioneira da enfermagem no Brasil e ficou conhecida como ‘mãe dos brasileiros’, pela elevada consciência humanitária e por atender pessoas de diferentes origens, sem fazer dintinções.

A enfermaria tem 12 leitos e integra a moderna estrutura de alto padrão do Hifa do Aquidaban. A ala atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes que precisam passar por procedimentos cirúrgicos e dá todo suporte para melhor restabelecimento.

O prefeito Victor Coelho lembrou da dedicação do irmão Glauber Coelho, que também foi secretário de Saúde durante a gestão do ex-prefeito Roberto Valadão. “Temos melhorado a ambiência da área da saúde, reformando unidades de saúde, a implantação do Samu, da Casa Rosa. Nossa missão é salvar vidas”, disse Coelho, destacando que o Hifa está fazendo história em Cachoeiro.

 

Estratégia

O superintendente do Hifa, Jaílton Pedroso, afirmou que o imóvel – antes chamado de ‘Elefante Branco’ – hoje é indispensável para a saúde de 26 municípios da região sul capixaba. Segundo ele, a estratégia é simples, sensata e poderosa.

“É reconhecer e identificar que o cliente maior do hospital é a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o governo, que o hospital está vinculado à uma rede de atenção à saúde. E assim construir internamente uma cultura, da recepção ao corpo clínico. Muitos ensinaram que o paciente é o maior cliente do hospital. Digo: “Não é o paciente”. É consequência da qualidade dada à prestação de serviço. O atendimento de qualidade é obrigação nata, assim o paciente será beneficiado”, disse.

“O cliente é o Estado. O hospital não pode ditar normas, ele é uma consequência da operacionalização da política estadual. Nunca fomos à Sesa oferecer um contrato para a maternidade. Oferecemos um projeto, uma proposta de trabalho em plena consciência com a política nacional de atenção à criança e à mulher”.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas