Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno. Ainda existem muitas mães com dúvidas sobre o assunto, doação do leite e também muito medo cercando toda essa temática. Por isso, nesta sexta-feira (16), às 8h, acontece uma programação especial no auditório do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e terá a participação especial da enfermeira da maternidade Vanessa Malacarne.
“Teremos também o depoimento da médica Gabriela Gama Telles, na qualidade de mãe e doadora. Será muito enriquecedor”, disse Reneida. O evento é voltado às mães com recém-nascidos da UTIN e UADC Neo e também as puérperas da maternidade.
O Heci, único Banco de Leite Humano do sul do Espirito Santo e responsável pelo atendimento dos bebês da região, celebra o Agosto Dourado incentivando o alimento padrão ouro com um evento que busca esclarecer todas essas dúvidas e encorajar quem não doa a se tornar doadora.
O leite materno é uma fonte completa de alimentação para os bebês contendo todos os nutrientes necessários; previne muitas doenças, além de fortalecer o vínculo mãe e filho. Porém, os benefícios não são exclusivos para os bebês. Amamentar também é bom para a mamãe, pois ajuda na perda de peso, na volta do útero ao tamanho normal e, também, previne o câncer de ovário e mama.
Muitas mães entendem a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável de seus bebês, tanto que elas mesmas incentivam outras mães que, por alguma razão, não podem amamentar, através da doação do leite. “Vale ressaltar que o que é doado é o excedente e não vai fazer falta para o seu bebê”, explica a enfermeira Adriana Olmo, do Banco de Leite Humano do HECI, que coleta em média 100 litros de leite por mês.
Atividades
O Banco de Leite Humano no Hospital Evangélico iniciou suas atividades em 21 de dezembro de 2000, sendo referência para todo o sul do Espírito Santo, com o objetivo de promover, apoiar o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano, para posterior distribuição.
Em 2016, recebeu a doação de Unidade Móvel para coletas domiciliares, facilitando ainda mais a vida das mamães lactantes. Quem quiser se tornar doadora, é só ligar para o telefone (28)3526-6199.