O Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) acumulou prejuízo calculado em R$ 500 mil com a enchente do rio Itapemirim que atingiu a Policlínica Gente no mês de janeiro.
Foram danificados os equipamentos de BERA, Emissões Otoacústica, impedanciômetro, aparelho de Raio-X, computadores, impressoras, móveis, documentos, além da estrutura física, que terá quer ser toda revitalizada.
A clínica realiza em torno de 20 mil exames por mês de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Colaboradores e gestores da instituição ainda tentaram suspender equipamentos e móveis, na tentativa de que não fossem atingidos pela água, mas não obtiveram sucesso. A água subiu a uma altura de aproximadamente 1,70m.
Atendimento em novo local
Devido à impossibilidade de funcionar no local e reconhecendo a importância dos serviços ofertados e que as atividades não poderiam ser suspensas, a gestão do Hifa tomou a decisão de transferir os atendimentos temporariamente para o antigo PAI, em frente ao Hospital Infantil, no Sumaré.
Entre os exames ofertados estão exame de ultrassonografia, Raio-X, exames laboratoriais, avaliação auditiva clínica, teste da orelhinha, entre outros.