IBGE: termina nesta quinta (28) inscrições para curso gratuito

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
IBGE

Ficam abertas, até quinta-feira (28/3), as inscrições para o primeiro curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas produzidas pelo instituto. O curso é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e jornalistas, mas qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira turma conta com 600 vagas e carga horária de 15 horas.

Novas vagas serão abertas mensalmente ao longo do ano, e as inscrições para a próxima turma serão de 15 a 26/4. Ao final do curso, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado. Após se cadastrar, o participante terá até 30 dias para concluí-lo.

Desenvolvido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), o curso visa capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto, população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

O conteúdo programático abrange vídeos tutoriais, dicas e exercícios elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do instituto. “A ideia é mostrar o quanto de informação o participante pode obter e checar por meio do Sidra e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco mais as pesquisas”, explica o designer educacional do curso, Hugo Campos.

Curso aproxima cidadãos dos dados produzidos pelo IBGE

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

Em fevereiro deste ano, o IBGE realizou uma versão piloto do curso. Na ocasião, mais de 500 pessoas entre acadêmicos pesquisadores, jornalistas e representantes de secretarias estaduais e de instituições públicas foram convidadas a participar. Uma delas foi a arquiteta e estudante de mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer Domeneghini, que aprovou o curso.

“Como estudante e profissional, consulto os dados do IBGE a todo momento, desde uma simples pesquisa de população, informações de uma área territorial, perfil populacional, até dados como o perfil urbanístico do entorno dos domicílios. Com o curso, agora consigo realizar essas consultas de forma mais fácil e intuitiva”, conta.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova