Os idosos que vivem no Lar Adelson Rebello Moreira receberam, na manhã desta quarta-feira (20), a primeira dose da vacina contra a Covid -19 pela equipe de saúde da Prefeitura Municipal. Desde o início da pandemia, nenhum deles foi contaminado pelo novo coronavírus.
Além dos idosos, os funcionários do Lar também receberam o medicamento. A gerente da instituição, Cintia Melo, explicou que com a vacina a expectativa é grande, principalmente por parte dos idosos que, desde o início da pandemia, ficaram sem poder receber visitas.
A segunda dose da vacina será aplicada daqui a 30 dias. “Eles ficaram animados e já queriam até agendar as visitas com os familiares. A gente está torcendo para que em breve possamos voltar a ter uma vida normal novamente”.
Cintia reforçou que, mesmo com a vacina, pelo menos por enquanto os cuidados com a segurança vão continuar. “Eles receberam a primeira dose agora, mas vamos manter as mesmas medidas. Depois, de acordo com as orientações das autoridades de saúde, a gente vai realizando as modificações e informando quando de fato eles já poderão receber as visitas.
Felicidade
Depois de tomarem a primeira dose da vacina, o sentimento era de felicidade no Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira. A maior expectativa deles agora é poder rever amigos e familiares.
Quem está confiante que em breve isso vai acontecer é o Florisberto de Almeida, de 72 anos. “Estou muito feliz porque agora meus amigos vão poder me visitar”, disse.
Quem também está confiante que em breve a vida vai voltar ao normal é a Derminda Rodrigues da Silva. “Quero ir ao salão e à igreja”, disse ela emocionada.
Controle
O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, acompanhou a vacinação e afirmou que esse é um importante passo para o controle da doença. “Isso vai contemplar um futuro melhor para todos, tanto para os idosos quanto para os profissionais que fazem esse trabalho importante de cuidar dessas pessoas com tanto carinho”.
Wingler também destacou, no entanto, que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “Essa pandemia será controlada, mas precisamos como um todo, poder público e população, ter o comprometimento de cuidar um dos outros”.