Elizangela Teixeira
A tecnologia está cada vez mais presente nas igrejas de todas as denominações, mesmo que em versões alternativas de serviços tradicionais.
A novidade agora é o aplicativo Dízimo Online, desenvolvido pela RC Tecnologia e Soluções Integradas, e que promete facilitar a vida dos fiéis que desejam contribuir mensalmente com suas congregações, ou apenas realizar eventuais doações. O aplicativo está disponível para iOS e Android e será lançado nas próximas semanas.
“Hoje a maioria das contribuições ainda são feitas por meio de envelopes e entregues em cada congregação. Com o aplicativo, a igreja se cadastra e por meio dele os fiéis poderão localiza-la e contribuir online. A pessoa tem a opção de cadastrar o cartão para que ela seja mensalmente ou faz de forma manual de acordo com sua vontade de doar para a igreja”, explica o empresário Renilson Chagas, da RC.
Ele diz também que além de facilitar as contribuições, o App elimina a necessidade do uso de papel, contribuindo assim para o meio ambiente, dá transparência às ações da congregação e faz a prestação de contas para os contribuintes de tudo que foi recebido e a destinação das verbas, desta forma o fiel tem total acesso a esses valores de forma clara e didática.
Outra possibilidade é poder fazer a contribuição de onde estiver. “Se na data que você costuma doar não estiver no local, pode fazer de casa, na rua. Se estiver viajando, se tiver morando fora do Brasil… Com o App não tem essa limitação. O mais importante é a transparência do processo todo”, diz Renilson.
“Para a igreja isso também é uma forma de ampliar as doações. É muito claro que as igrejas sobrevivem dessas contribuições dos fiéis, por isso é importante atualizar as formas de doações, afinal estamos todos conectados hoje em dia. Outro ponto é que acaba com a inibição da pessoa que queira fazer pequenas doações. Muita gente deixa de doar
porque não pode ofertar um valor que ela mesma considera ideal. O App acaba com isso, pois doações avulsas podem ser feitas de forma anônima”, finaliza.