Jogos esportivos, mobilização de empresas, oficinas e apresentações artísticas e culturais prometem chamar a atenção da sociedade cachoeirense para a inclusão social, a garantia de direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, durante a campanha Setembro Verde, que começa já na próxima semana.
A abertura oficial será na segunda-feira (27), em sessão de homenagens na Câmara Municipal, a partir das 13h. No dia seguinte, terça (28), haverá mobilização pelas ruas do Centro, solicitando apoio ao comércio e instituições à campanha, por meio de decoração especial ou afixação de adesivos alusivos ao tema nas vitrines.
Do dia 3 de setembro em diante, várias ações serão desenvolvidas com foco no esclarecimento da população quanto à necessidade de se combater o preconceito e de se romper as barreiras no acesso da pessoa com deficiência à educação, à saúde, ao trabalho, à cultura, ao lazer, o que é fundamental para a promoção da igualdade.
Várias das ações serão realizadas na Apae, em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em que o trabalho de inclusão já é realidade. Além da Secretaria Municipal de Educação, também apoiam a iniciativa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A organização é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
“É uma forma de falarmos sobre a importância da inclusão social e da responsabilidade de cada um nesse processo, que deve envolver toda a sociedade. No acesso ao comércio, por exemplo, muitos deles relatam que gostam de sair e fazer compras, mas reclamam da acessibilidade das lojas, embora existam aquelas que se preocupam com o fato. Então, é uma questão que traz desafios para toda a sociedade”, conta a coordenadora de projetos da Apae e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Claudia da Silva Costa Araujo.
Cachoeiro é primeira cidade capixaba a ter campanha instituída por lei.
A campanha surgiu em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes/SP), em parceria com a Apae de Valinhos (SP), com o objetivo de tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência no estado de São Paulo.
Em Cachoeiro, a preocupação em marcar as discussões sobre inclusão com ações especiais, chamando a atenção de toda a sociedade para o tema, começou em 2017. A Apae do município aderiu à campanha, incentivada pela Federação Estadual das Apaes do Estado do Espírito Santo, e levou a proposta à Câmara Municipal, que aprovou a Lei nº 7517/2017, instituindo a campanha no município, a ser realizada no mês de setembro.
Confira a programação!
27/08 – Abertura oficial da campanha em sessão de homenagens na Câmara Municipal, às 13 h.
28/08 – Mobilização de adesão à campanha no centro da cidade no comércio e instituições. Saída em frente ao Shopping Cachoeiro às 8h00
03/09 – Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, no ginásio da APAE.
Horário: 9h – APAE x EMEB “Jenny Guardia”
Horário: 13h30 – APAE x EEEF “Rotary”
06/09 – Desfile Cívico, no bairro São Geraldo (saindo da APAE), às 8 h.
12/09 – Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, na quadra da EMEB “Jeny Guardia”, às 9h
Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, na quadra da EEEF “Rotary”, às 13h30.
14/09 – Oficinas/apresentações sobre a inclusão da pessoa com deficiência promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes , no CRAS do Jardim Itapemirim, às 13h30.
17/09 – Mobilização para inclusão ao mercado do trabalho, com visitas a empresas parceiras.
24/09 – Mobilização para Inclusão e o acesso da Pessoa com Deficiência às Universidades, com visita a São Camilo, Multivix e Ifes.
25/09 a 28/09 – Exposição e vendas de artesanato confeccionado pelos usuários nas Oficinas da APAE, no Shopping Sul, das 9h às 17h.
24/09 a 28/09 – Mobilização escolar sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em todas as Escolas Municipais de Ensino Básico com o Tema: “O ser surdo – Comunidade Surdos” promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SEME, para alunos, pais, professores e demais servidores.
27/09 – Seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, no CRAS do Jardim Itapemirim, em horário a confirmar
30/09 – Manhã de Ação Social e Lazer, no Pavilhão da Ilha da Luz, das 8h às 12h.
Ações: Atividades físicas, apresentações artísticas e culturais, informação dos serviços de assistência social, saúde, educação, atendimento jurídico.