A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim recebe até o dia 20 deste mês as indicações de concorrentes a Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2018, tradicional título concedido a mulheres e homens nascidos no município que, vivendo em outras cidades, se destacam nas atividades que exercem.
A inscrição da candidatura deve ser feita por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato, no setor de Cerimonial, no segundo piso do Palácio Bernardino Monteiro, localizado na praça Jerônimo Monteiro, Centro. É necessária a apresentação de um currículo com os dados pessoais e profissionais do concorrente. O atendimento é realizado das 9h às 18h, exceto no último dia de inscrição, quando irá até as 15h.
A eleição será em 10 de maio, às 9h, na Sala Levino Fanzeres, no térreo do palácio. O processo de escolha é feito por meio de votação secreta com um representante de cada uma das 27 entidades listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a Lei Municipal Nº 6.960/2014, a qual trata da concessão de homenagens e honrarias em Cachoeiro. Em caso de empate, será eleito o candidato com mais idade.
Concedida anualmente, como parte das festividades do Dia de Cachoeiro (29 de junho), a honraria foi instituída no fim da década de 1930, tendo sido criada pelo poeta, advogado e jornalista Newton Braga como forma de homenagear conterrâneos que não viviam mais em Cachoeiro, mas que mantinham laços com a cidade natal.
Entre as personalidades já homenageadas com o título estão o cantor Roberto Carlos, o escritor Rubem Braga, o arquiteto Ary Garcia Roza, o compositor Raul Sampaio Cocco, o ator Jece Valadão, o advogado Sérgio Bermudes e o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Ernane Galvêas. Em 2017, foi condecorado o ator e empresário Acacio Frauches.