Os moradores de Cachoeiro que buscam recursos financeiros para desenvolver projetos culturais podem participar da nova seleção da Lei Rubem Braga, que abre inscrições na segunda-feira (16). O edital deste ano prevê investimento de R$ 480 mil na produção cultural do município.
Podem concorrer propostas nas áreas de Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Carnaval; Folclore e Capoeira; Artesanato; História; e Acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.
As inscrições serão realizadas até 30 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Fazenda, com toda a documentação exigida no edital, que pode ser acessado no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria Municipal de Cultura (em Editais).
Os projetos inscritos serão submetidos a análise documental e avaliação cultural pelas comissões de Gerenciamento e Fiscalização e Julgadora, respectivamente. O valor máximo a ser concedido por proposta selecionada será de R$ 20 mil.
“Entregar este edital aos produtores de arte é mais do que uma conquista. É um dever do poder público. Estamos cumprindo com nossa obrigação enquanto gestores de política pública de cultura”, frisa a secretária de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins.
Contrapartida
Nos projetos, os proponentes precisam apresentar a contrapartida social, que é o retorno ao apoio financeiro recebido, especificando como se dará o acesso da população ao resultado final. Os que forem contemplados terão que realizar no mínimo três ações abertas ao público, com data e local indicados pela Secretaria Municipal de Cultura.