Intolerância religiosa e racismo: bar Quilombo XXI faz nota de repúdio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Screenshot_2025-05-07-21-12-51-945_com.miui.videoplayer-edit_Easy-Resize.com

O bar Quilombo XXI foi inaugurado recentemente em Cachoeiro de Itapemirim, na avenida Pinheiro Júnior, no bairro Ibitiquara. E a sua proposta é de trazer à tona a cultura negra, assim como a religiosidade e toda a luta para fortalecer as raízes, a ancestralidade e a bandeira da reparação histórica ao povo negro.

No entanto, o preconceito, o racismo e toda a engenharia eugenista, que persistem em brotar – com o adubo da ignorância -, tentam ‘cancelar’ essa iniciativa impactante e reflexiva diante de uma sociedade que parece desconhecer os ensinamentos Daquele O qual só reconhecem através de um símbolo de tortura, em detrimento das lições de amor ao próximo.

Segue a abaixo a nota de repúdio dos proprietários do bar Quilombo XXI, da qual gera o entendimento da situação. Assinam a nota Geovane Roberto Santos e Daniel Costa Corrêa.

 

 

“Nota de Repúdio

 

A Família Quilombo XXI vem a público manifestar seu total repúdio a falas racistas e intolerantes proferidas por algumas poucas pessoas da vizinhança, que têm se referido ao nosso espaço de maneira pejorativa, utilizando expressões como “bar de macumba”.

Esclarecemos que as reclamações não têm relação com o volume do som, mas sim com o nome do nosso estabelecimento e com a proposta temática da casa, que é voltada à valorização da cultura afro-brasileira, da música e da convivência respeitosa entre as pessoas.

Já mantivemos diversos diálogos com os moradores da região, e a maioria não apresentou qualquer queixa, inclusive porque cumprimos rigorosamente o horário de funcionamento estipulado pela Lei do Silêncio.

Reforçamos que o Quilombo XXI não foi idealizado como uma opção noturna rotineira. Nosso lema é oferecer boa música e acolhimento às famílias que frequentam o espaço. Nosso foco principal é proporcionar tardes agradáveis de samba e pagode, em um ambiente cultural, social e comercial.

 

É importante ressaltar que cada pessoa tem sua fé e seu modo de expressá-la. Aqui respeitamos todas as religiões. Nosso espaço não promove nenhuma manifestação religiosa específica, tampouco tem vínculos com qualquer prática espiritual. Um ambiente que comercializa bebidas alcoólicas, cigarros e conta com apresentações culturais diversas não se confunde com um espaço litúrgico.

 

Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com a legalidade: todas as nossas atividades estão dentro das normas estabelecidas pelos órgãos municipais de fiscalização e postura. Aguardamos qualquer notificação oficial com tranquilidade, cientes da regularidade de nosso funcionamento.

Reiteramos nosso repúdio a qualquer tipo de intolerância religiosa e racismo. O Quilombo XXI seguirá sendo um espaço de respeito, cultura e diversidade.”.

 

Família Quilombo XXI

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Intolerância religiosa e racismo: bar Quilombo XXI faz nota de repúdio

O bar Quilombo XXI foi inaugurado recentemente em Cachoeiro de Itapemirim, na avenida Pinheiro Júnior,