O secretário da Fazenda, Márcio Guedes, que explica o valor do IPTU em Cachoeiro de Itapemirim na Câmara Municipal, informou que o recadastramento imobiliário registrou 5 milhões de m² a mais de área construída. Guedes destacou que o prefeito Victor Coelho (PSB) utilizou de todos meios legais para evitar o impacto à população junto ao Tribunal de Contas, que determinou também o recadastramento.
(AO VIVO: sessão com o secretário continua na Câmara. Clique aqui!)
Segundo ele, os dois pontos que impactaram a diferença do valor cobrado neste ano em comparação ao ano passado (há casos superiores a 500% de diferença) são a quantidade de m² de construção de imóveis e o padrão de acabamento dos imóveis – como alteração com material com qualidade superior à cerâmica, por exemplo.
“Houve situação em que o proprietário tinha cinco andares construídos e pagava o IPTU somente do terreno”, contou o secretário, considerando que o recadastramento não acontece há quase 20 anos.
Em 2020, havia 77 mil imóveis registrados no cadastro; com a atualização, esse número passou para 103.539. Por outro lado, do total, 25 mil residências tiveram redução do IPTU na comparação com o ano passado.
Não foi drone; e sim avião
A empresa que realizou o serviço imobiliário não utilizou drones para a avaliação, segundo Guedes. “Foi um avião que sobrevoou a cidade”, informou, acrescentando que o registro tem 10 centímetros de precisão. O secretário acrescentou que foram utilizados outros meios tecnológicos e também a avaliação presencial por recadastradores, que, em alguns casos, não foram autorizados a entrar pelos proprietários.
O valor do investimento junto à empresa SQL Tecnologia Inteligente foi de R$ 10,6 milhões, com a necessidade de aditivo financeiro. A empresa informou que já prestou serviço recadastramento imobiliário em Cariacica, Viana e São Mateus, no Espírito Santo, e também em São Paulo.
Revisão
Em caso de suspeita de erros, os contribuintes podem pedir esclarecimentos e revisão do valor do seu boleto de IPTU. Basta mandar mensagem para o número de WhatsApp do Cachoeiro Online (28 98803-9552), escolher a opção 9 e agendar um atendimento presencial, que é feito na rua Resk Salim Carone, nº 34 (atrás da rodoviária), no bairro Gilberto Machado.