A prefeitura de Itapemirim planeja a construção do Centro de Especialidades Municipal (CEM) no distrito de Itaipava. O objetivo é facilitar o atendimento aos moradores locais e das adjacências, que antes tinham que recorrer a outros municípios.
De acordo com o executivo municipal, o CEM será construído na avenida Itapemirim, em Itaipava, próximo ao Camping Itaipava.
O novo prédio terá 10 consultórios médicos com equipamentos e instalações moderna, sala de espera com 44 lugares, 5 consultórios com instalações sanitária, recepção, vestuários masculinos e femininos, sala de reunião, copa, 3 salas de DML, arquivo, sala de espera, sala de administração, estacionamento e salas para diversas utilidades. O acesso ao segundo pavimento se dará por meio de escada e plataforma elevatória, garantindo a acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida.
A área construída será de 457,12 m². A unidade respeitará os novos conceitos de sustentabilidade, como captação e armazenamento de água, espaço com entrada de ar e luz solar, assim como três jardins para dar mais conforto aos usuários.
O espaço contará ainda com profissionais capacitados e ofertará mensalmente mais de 500 atendimentos em 12 especialidades, sendo elas: Dermatologista, Urologista, Cardiologista, Psiquiatra, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ortopedista, Nutricionista, Psicólogo, Ginecologista, Otorrinolaringologista e Neurologista.
O prefeito Thiago Peçanha Lopes, que é médico, é o idealizador e articulador do projeto. Ele enfatiza que o CEM será criado para humanizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, em especial àqueles que vão buscar atendimento fora do município, fazendo viagens cansativas, demoradas e que muitas vezes comprometem a própria saúde.
“Vamos criar este Centro de Especialidades Municipal e ratificamos nosso compromisso de sempre cuidar da saúde e qualidade de vida da nossa gente. Esse centro, sem dúvidas, será um ganho para toda a sociedade de nosso município. Com ele, vamos aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos cidadãos, facilitar o acesso à saúde e reduzir a espera por consultas especializadas”, afirma o prefeito.
O fechamento do terreno será feito com parte em gradil metálico e parte em muro de alvenaria a fim de valorizar a circulação do ar em toda a edificação. Todos os materiais de acabamentos, como pisos, pinturas e coberturas foram especificados visando qualidade física, aliadas à praticidade e facilidade de manutenção, respeitando as normativas específicas para estabelecimentos assistenciais de saúde.
Assim que o CEM estiver pronto, as contratações dos profissionais passarão por rigorosos critérios de seleção e serão feitas através do consórcio municipal, usando profissionais efetivos e contratados.