O Dia dos Trabalhadores será comemorado na Assembleia Legislativa, nesta quinta (2), às 19h, com a realização de uma Sessão Solene promovida pelo deputado estadual João Coser (PT). Os homenageados vão receber a comenda Eustachio Ramacciotti, destinada a homenagear aqueles que se destacam na luta por melhores condições de trabalho e na defesa dos interesses dos trabalhadores e servidores públicos.
Para o deputado João Coser os trabalhadores brasileiros atuam como agentes políticos de transformação social, política, jurídica e econômica. “A história brasileira é repleta de fatos que comprovam a importância da luta dos trabalhadores para a promoção da justiça social. Os resultados extrapolam as relações de trabalho, promovem desenvolvimento econômico e social de todo país”.
Coser ressalta que, assim como os atos do 1º de Maio, a sessão solene tem por objetivo celebrar as conquistas e valorizar aqueles que atuam em defesa dos trabalhadores.
“Em pouco mais de um ano do Governo do presidente Lula conseguimos avançar em diferentes áreas relacionadas às políticas públicas, desenvolvidas e executadas com o objetivo de melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras e dinamizar o desenvolvimento econômico do país. Ainda temos uma pauta de reivindicações que inclui emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, os juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores públicos, igualdade salarial e aposentadoria digna.”
Quem foi Eustachio Ramacciotti
Eustachio Domicio Luchesi Ramacciotti era advogado e representava o Sindibancários-ES. Dedicou sua vida à luta por um mundo mais justo e ético, tornando-se um incansável defensor dos trabalhadores. Eustachio Ramacciotti faleceu em 2011.
Como forma de dignificar o legado deixado pelo advogado, em 2013, a Assembleia Legislativa criou, a Comenda Eustachio Ramacciotti.