Já começou o prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, e a Junta de Serviço Militar de Cachoeiro lembra que o registro pode ser feito pela internet.
No site www.alistamento.eb.mil.br
Caso não possua CPF, o jovem deve se dirigir à Junta Militar do município, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento de identificação oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público).
A Junta Militar de Cachoeiro funciona anexa ao ginásio do bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
O jovem que não faz o alistamento no prazo está sujeito a pagamento de multa e a restrições legais. Ele fica impedido de assumir cargos públicos, tirar passaporte ou renovar, se matricular em instituições de ensino superiores, sejam elas privadas ou públicas, e obter carteira profissional.
Contudo, há situações específicas em que os jovens podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar para deixar de participar. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.
Aliste-se!
Site: www.alistamento.eb.mil.
Junta de Serviço Militar: rua João Batista Calegário, 161, bairro Aeroporto (anexo ginásio de esportes)
Mais informações: (28) 3522-4100