O município de Presidente Kennedy pode abrigar uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Conversas neste sentido estão em curso, como ocorreu na última semana, para que seja firmado convênio entre a instituição e a prefeitura.
O prefeito Dorlei Fontão expressou total interesse em desenvolver parcerias junto ao Ifes para a oferta de cursos de nível médio, técnico e de graduação no território.
“Não vamos medir esforços para a conquista de um campus do Ifes em nosso município, trazendo assim mais qualificação para nossa gente. Temos grandes potenciais ainda inexplorados”, afirma o prefeito.
Para tanto, a prefeitura já iniciou as tratativas do acordo e irá marcar reunião com o ministro de Educação e com o reitor do instituto federal, do estado.
A contrapartida do município será a disponibilização de estrutura física com a construção de um complexo estudantil na cidade. Todos os cursos serão voltados para as áreas de agricultura, logística, atividades portuárias e metal mecânica.
Ifes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) é uma instituição pública federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos concomitantes e subsequentes, cursos de graduação, pós-graduação, especializações e mestrado. Sendo uma das Instituições de Ensino de maior prestígio no Brasil, além de ensino de excelência, tendo as maiores notas do Enem e do Enade.
Com 21 campi por todo o Estado, são mais de 100 cursos técnicos, 70 cursos de graduação, 25 especializações e 11 mestrados. O Instituto possui ainda 40 polos de educação a distância no Espírito Santo.
O Ifes possui campi em Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano (em Santa Maria de Jetibá), Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.