A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PSDB), anuncia nesta quarta-feira (06) o início da elaboração do planejamento estratégico do município, em evento na praça Manoel Fricks Jordão, às 14h. Na ocasião, o governador Paulo Hartung (PMDB) estará presente para assinar a Regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Sul do Espírito Santo (Fundesul).
A construção do planejamento de Presidente Kennedy, que irá nortear as ações da prefeitura, será feita em conjunto com os cidadãos locais, através de audiências públicas. E essas reuniões começam a partir deste mês.
De acordo com a prefeitura, as audiências acontecerão de 24 de julho a 14 de agosto, nas comunidades de Boa Esperança, Marobá, Jaqueira, Santa Lúcia, São Paulo, São Salvador, Gromogol, Bela Vista, Mineirinho e também na sede. O cronograma está sendo definido.
As audiências serão ferramentas para acrescentar no planejamento os anseios imediatos dos kennedenses; paralelamente, a prefeitura já tem prioridades estabelecidas nas áreas de logística, saneamento básico, educação, saúde, infraestrutura e segurança.
“A prefeitura tem hoje planejado todos os projetos de melhorias de estradas que auxiliarão na logística do Porto, além de já está construindo boa parte delas. Outro projeto importante são os serviços de saneamento básico, onde toda a população kennedense terá água e esgoto tratados. Estamos investindo ainda na melhoria da qualidade da educação, com capacitação dos profissionais e a construção de nova infraestrutura para atender essa demanda cada vez mais crescente”, disse a prefeita Amanda.
Ela acrescentou que, na saúde, há a contratação de novos profissionais em diversas especialidades para atuarem em novas unidades de postos de saúde, no intuito de melhorar o atendimento básico.
Articulação
O entendimento tanto a prefeitura de Presidente Kennedy, quanto do governo do Estado, é de que é preciso haver articulação de todos os municípios com foco nos investimentos que chegam através do ‘mar’ de Kennedy – para que o desenvolvimento seja regional.
“Não adianta apenas Presidente Kennedy ter crescimento. Presidente Kennedy tem de crescer articulado com os demais municípios ao entorno. Ações em conjunto como consórcio, fórum de debate, seminários, serão ponto de debate no direcionamento dos investimentos que deverão ser constantes para que todos os municípios possam ter acesso e se complementem com ações voltadas ao empreendimento”.
O governador Paulo Hartung segue a mesma linha de raciocínio e cita os benefícios do Fundesul. “Cada município tem que identificar a sua vocação. Isso que temos que refletir, é o que faremos neste evento de Kennedy: refletir sobre o presente e as possibilidades futuras de dinamização da economia do sul do estado, para que haja o investimento correto dos recursos aportados no Fundesul”.