Lançado selo em homenagem a Raul Sampaio Cocco

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Familiares, amigos e fãs de Raul Sampaio Cocco participaram, ao lado do cantor, da solenidade que lançou o selo em sua homenagem, na noite desta quarta (4), no teatro municipal Rubem Braga. O evento encerrou a programação em alusão ao Dia de Cachoeiro, 29 de junho.

Raul completa 90 anos neste dia 6. Outro presente veio da Câmara Municipal: o cantor recebeu durante o mesmo evento o título de Cidadão Benemérito.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, aproveitou para contar um pouco sobre a visita recente feita pela equipe da prefeitura ao músico, em sua casa, em Marataízes, para propor seu nome como tema da Festa de Cachoeiro.

“Eu fiz música, também, por amar muito esta cidade, um lugar que tem um coração muito grande”, disse o homenageado. Depois, muito animado, ele contou alguns episódios curiosos sobre os bastidores da música no Brasil.

O público lotou o teatro municipal para acompanhar o lançamento e, em seguida, o show com interpretações do vasto repertório do artista. A banda tinha alguns dos mais consagrados instrumentistas da cidade e incluiu a participação de Adilson Dillen, violonista que acompanha Raul.

Ao microfone, o predomínio foi de vozes femininas, como Adriana Pinheiro, Netinha e Valeria Rezende. O prefeito Victor Coelho também cantou, com Dillen, os versos de “A carta”, que já foi gravada, por exemplo, por César Menotti e Fabiano e por Renato Russo.

“É uma emoção para nós da prefeitura, junto com tantos parceiros, prestar essa homenagem a você, Raul, por tudo que seu nome e sua obra representam para Cachoeiro”, destacou o prefeito.

Entre esses parceiros estão a gerência local dos Correios, a Academia Cachoeirense de Letras e o jornalista Wagner Santos, diretor do jornal ES de Fato, que participaram da entrega oficial do selo e de outros momentos da solenidade.

Arte

O selo foi criado pela equipe de publicidade da prefeitura, setor ligado à Secretaria Municipal de Governo (Semgov).  Em amarelo, branco e azul, a arte traz um desenho que retrata o cantor ao violão e, ao lado, o logo da comemoração a seu aniversário de 90 anos.

Raul é autor de mais de 200 músicas e, no início da carreira, fez parte do conjunto Dois Valetes e uma Dama, na Rádio Cachoeiro. Depois, no Rio de Janeiro, integrou o Trio de Ouro, a partir de 1952. Na mesma época, recebeu o título de Cidadão do Estado da Guanabara, principalmente, após atuação de destaque na Rádio Nacional.

Uma de suas canções mais conhecidas – ele compôs a letra e a música – é “Meu pequeno Cachoeiro”, que foi instituída, em 1966, como hino oficial de sua cidade natal. Em 1969, recebeu o título de Cachoeirense Ausente Nº 1.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas