Liceu vai ser a segunda Escola Viva de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Liceu Muniz Freire será incorporado ao programa Escola Viva, do governo do Estado, e vai oferecer 720 vagas já para 2018. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (25) pelo governador Paulo Hartung (PMDB).

 

Atualmente, a escola de tempo integral no município é o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Junior, que fica no bairro Coronel Borges, onde o governador publicitou a novidade.

 

Ao todo, o programa Escola Viva tem 10 mil vagas. O objetivo do governo é de que até 2030 tenha 300 escolas em tempo integral no estado, com capacidade de vagas para abrigar a todos os jovens que queiram fazer parte.

 

Também é meta abrir 13 escolas do tipo neste ano e chegar a 45, em 2019. Para o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, não é apenas uma escola e, sim, uma forma de revolucionar a educação no Espírito Santo.

 

Hartung falou que a Escola Viva tocou sua alma e que “é preciso evoluir de um modelo que já teve a sua importância no passado, mas que com o tempo foi se tornando desinteressante, para uma que mexa com a nossa juventude”.

 

Escola Viva

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

 

Com um currículo diversificado, organização curricular flexível, a Escola Viva conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão.

 

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

 

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799, que prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018.

 

 

* Crédito das fotos da galeria: Sedu

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas