Mais de 1.800 livros da Biblioteca Municipal de Cachoeiro já foram digitalizados

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

No fim de 2023, a Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” iniciou a digitalização de seu acervo. Até o momento, mais de 1.800 livros já passaram pelo processo.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) conta com a parceria da empresa Hypercube Realidade Virtual LTDA, que desenvolve o projeto com uma tecnologia que permite que o acervo seja visualizado de forma on-line. Atualmente, o projeto se encontra na fase de animação das páginas.

Por meio de um scanner planetário, os livros da biblioteca estão sendo digitalizados e colocados numa plataforma que possibilitará o acesso das pessoas de casa. Dentro da ferramenta, poderá ser encontrado, a princípio, o título da obra e algumas informações pontuais.

Segundo a equipe da biblioteca, que foi treinada para fazer a transição, alguns exemplares serão totalmente disponibilizados para leitura e consulta, nessa primeira fase, e, a ideia é, aos poucos, passar todo o acervo para dentro da plataforma.

Além disso, em fases posteriores do projeto, que foi contemplado pelo Edital Fapes N° 026/2022, o idealizador, Alessandro Rego de Lima, explica que será possível manusear os livros em uma realidade virtual.

De acordo com a equipe responsável, a transição das obras está sendo realizada e, por isso, ainda não é possível acessar a plataforma. A intenção é que seja liberada até o segundo semestre deste ano.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Diego é o nome escolhido do trio para disputar a prefeitura de Cachoeiro

O ex-secretário da prefeitura de Vitória, Diego Libardi (Republicanos), é o pré-candidato a prefeito de