Mais de 150 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto de Cachoeiro

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Somente de janeiro a junho de 2021, o serviço de limpeza preventiva da BRK Ambiental – concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, retirou cerca de 150 toneladas de resíduos sólidos das redes de esgoto do município. O material, originado do descarte incorreto, compreende desde papel higiênico, cabelo e fio dental a resíduos, como embalagens plásticas, garrafas PET, latas, entre outros.

O serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente pela BRK Ambiental, que mantém um cronograma definido segundo os pontos críticos e de maior vulnerabilidade identificados pelas equipes de manutenção. O processo é fundamental para evitar entupimentos e manter o bom funcionamento das redes, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento  de esgoto e evitando transtornos para a população.

No primeiro semestre, a limpeza preventiva da concessionária foi feita em aproximadamente 14 quilômetros das redes coletoras de esgotos do município, em diferentes bairros atendidos pela concessão.

“As limpezas geralmente são realizadas com um equipamento denominado hidrojato, que possui um sistema de jateamento de água, combinado com um dispositivo de sucção de efluentes e sólidos. O processo consiste basicamente em ‘lavar’ as redes com o jateamento pressurizado de água e, quando necessário, realizar a sucção dos resíduos sólidos presentes na rede”, explica o coordenador operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro, Fernando Cortez.

Cortez acrescenta que o material coletado é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto Coronel Borges, onde os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados a um aterro sanitário. O coordenador afirma que anualmente a quantidade de resíduos retirados das redes de esgoto pode chegar a 300 toneladas.

 

 

“Um dos maiores vilões das redes é o papel higiênico, mas já encontramos roupas íntimas, pano de chão, pedaços de espuma e brinquedos dentro das tubulações. O importante é que a população entenda que as redes de esgoto são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Ao descartar um resíduo de modo incorreto em ralos ou vasos sanitários, isso pode resultar em entupimentos, rompimento das redes, vazamentos e até mesmo no retorno do esgoto ao imóvel”, enfatiza Fernando Cortez.

Vistoria residencial

Para orientar a população sobre as medidas necessárias para evitar problemas nas redes de esgoto, a BRK Ambiental mantém o Programa de Vistoria Residencial, que inclui visitas e inspeções no interior dos imóveis por uma equipe devidamente identificada e seguindo todos os protocolos sanitários e de higienização recomendados contra a Covid-19.

As vistorias ocorrem quando solicitadas pelo cliente ou pela área Operacional da concessionária, especialmente em situações em que ocorram o retorno do esgoto ao imóvel. Durante as visitas, os técnicos checam ralos e calhas e confirmam se a água de chuva está sendo enviada de forma correta para a galeria de água pluvial ou irregularmente para a rede de esgoto.

Para mais informações ou qualquer necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento pelo telefone 0800-7710001 ou pelo Whatsapp (11) 99988-0001.

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