Mais pontos de entulho dar lugar a jardins

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Mais cinco locais usados de forma frequente para descarte irregular de entulho devem dar lugar a jardins sustentáveis em Cachoeiro. A prefeitura iniciou trabalhos de limpeza nos pontos e a mobilização das comunidades para implantar essa iniciativa, que já contempla outras áreas da cidade.

Nessa ação, atuam em conjunto as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente (Semma). Além de combater o despejo de resíduos em local indevido, o objetivo é embelezar as áreas incentivando o envolvimento dos moradores, que ajudam na preparação e se tornam guardiães dos canteiros, ornamentados com flores e plantas e montados a partir do reaproveitamento de pneus usados.

Nos últimos dias, as equipes de limpeza da Semsur atuaram em pontos nas ruas Dalva Melo Santana, no bairro Gilson Carone; Dr. Deolindo e Amâncio Silva, no Baiminas; e José Lourenço e Arquilino Marconsini, no Alto Amarelo.

De acordo com a secretaria, de 7 a 10 toneladas de lixo e entulho são retiradas semanalmente desses locais. Por isso, além de remover a sujeira, são desenvolvidas ações de conscientização junto aos moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular, também para incentivar a comunidade a abraçar a ideia do jardim.

“Nossos recursos humanos e materiais poderiam estar direcionados a outras áreas necessitadas e ações se não houvesse esses descartes irregulares. Empregamos muito da nossa força de trabalho e do nosso tempo na remoção de entulhos. Por isso, pedimos o apoio da população nessa luta por uma cidade mais limpa, bonita e saudável”, enfatiza o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Miranda.

Seis bairros já contemplados

A revitalização de pontos de descarte por meio da implantação de  jardins já ocorreu nos bairros Alto União, Nossa Senhora da Penha, São Francisco de Assis, Vila Rica, Village da Luz e Zumbi.

A população também pode ajudar a combater o descarte de resíduos em locais públicos denunciando os responsáveis à prefeitura pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal. Equipes de fiscalização vão ao local indicado para notificar o autor da prática, que é sujeita a multa.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas