No mês dedicado às mulheres, duas médicas entram para a história da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro pelo trabalho realizado no centro cirúrgico do hospital.
Lyssa Ferreira é a primeira médica ortopedista a realizar uma cirurgia na instituição.
Já Mariana Felipe da Fraga é a única mulher anestesista atuando na Santa Casa. Juntas, as duas se destacam em áreas da medicina que normalmente são ocupadas por homens.
Apesar de ocuparem espaços, elas contam que na Santa Casa não sofrem preconceito. Muito pelo contrário. São tratadas com muito respeito e profissionalismo.
Na última quinta-feira, a Dra. Lyssa Ferreira fez uma cirurgia de braço, até então nunca realizada por uma mulher no Centro Cirúrgico do hospital.
“Estou muito feliz e realizada. Não esperava ser a primeira ortopedista aqui. E foi uma surpresa. Mesmo sendo um ambiente masculino, na Santa Casa fui muito bem acolhida. Estou fazendo meu trabalho e quero mostrar o valor que a gente também tem”, afirmou.
Anestesia
Outra mulher que vem se destacando no Centro Cirúrgico é a anestesista Mariana Felipe da Fraga. Há cinco meses atuando na Santa Casa, ela é a única mulher na instituição nessa área da medicina.
Ela lembrou que no Brasil são 97% de anestesistas homens e que ser a única na Santa Casa é um motivo de muito orgulho.
“Ter uma mulher anestesista aqui no hospital faz a gente mudar um pouco essa estatística e estimular cada vez mais mulheres nesse cenário que em sua maioria é masculino”.
Além disso, Marina afirmou que diariamente é preciso aprender a lidar diante da realidade de ser a única mulher anestesista do hospital.
“Me sinto orgulhosa de ter chegado até aqui e ultrapassar as barreiras. A gente faz nosso trabalho e temos conquistado o respeito dos colegas”, contou.