O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), com apoio do Grupo de Trabalho Mesários, iniciou, nesta semana, a notificação dos convocados que trabalharão nas Eleições 2022.
Serão aproximadamente 39 mil mesários, além dos convocados que atuarão em outras funções auxiliares.
O prazo para que juízas e juízes façam a nomeação de eleitoras e eleitores que comporão as mesas receptoras de votos e de justificativas e o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos da eleição termina no dia 3 de agosto e está previsto na Resolução TSE 23.674/2021 (Calendário Eleitoral).
O melhor lugar para saber tudo sobre o tema é na página especial Canal da Mesária e do Mesário, no Portal do TRE-ES.
Como será feita a convocação
Mantendo o mesmo formato de convocação utilizado em 2020, o TRE-ES começou a notificação dos convocados por e-mail ou SMS, na terça-feira (12). Por questões de segurança e para evitar possíveis fraudes, as mensagens enviadas não contem nenhum tipo de link.
O convocado receberá a informação sobre sua convocação e um código pessoal, que deverá ser digitado no site do TRE/ES para ter acesso a todas as informações sobre o trabalho, como: função, local, horários, treinamentos e etc.
Benefícios de trabalhar na eleição
Além de contribuir com o processo democrático brasileiro, quem trabalha nas eleições tem uma série de vantagens:
– Direito a dois dias folga a cada dia trabalhado, sem perder o salário. Os dias de treinamento também contam como dia de convocação para fins de concessão das folgas.
– Isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, desde que previsto no edital;
– Vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto no edital.
Neste ano os convocados receberão auxílio alimentação no dia da eleição no valor de R$ 45,00.
Quem pode trabalhar
Eleitoras e eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser convocados para atuar como mesários ou para funções de apoio.
Quem não pode
– Eleitoras ou eleitores menores de 18 anos.
– Candidatas ou candidatos e respectivos parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós), inclusive, e cônjuge.
– Integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva.
autoridades e agentes policiais, bem como funcionárias ou funcionários que exercem cargos de confiança do Poder Executivo.
– Os que trabalham na Justiça Eleitoral.
Treinamento
Todos os convocados recebem instruções da Justiça Eleitoral de acordo com a função que desempenharão no dia do pleito.
Os mesários serão capacitados por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD), por meio do aplicativo Mesário ou por meio de treinamentos presenciais, a depender da zona eleitoral.
Nos treinamentos, são transmitidas informações sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas.
Ainda não fui convocado
O processo de notificação dos convocados é gradativo e ocorre ao longo de dias e até de semanas. Cada zona eleitoral envia suas notificações de acordo com o andamento dos seus trabalhos. Portanto, se você trabalhou na última eleição ou efetuou seu cadastro de mesário voluntário e ainda não recebeu a notificação, aguarde mais um pouco pois pode ser que o cartório responsável pela sua convocação ainda não tenha enviado as mensagens.
Você também pode consultar a sua convocação no Canal da mesária e do mesário disponível no site do TRE/ES.
Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail com o seu cartório eleitoral.
Ainda posso me inscrever para trabalhar?
Não há um prazo final para a inscrição como mesário voluntário, pois a qualquer tempo os cartórios eleitorais podem precisar convocar eleitores para substituições.
A inscrição pode ser feita rapidamente no Canal da mesária e do mesário no site do TRE/ES.