Os moradores do bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, estão reclamando de infestação de ratos. Muitos chegam a ser surpreendidos pelos roedores dentro do próprio lar.
“Precisamos que seja colocado veneno nos bueiros e em alguns quintais”, disse a moradora Tânia Maria Gomes da Silva. Ela contou que tentou informar a situação à prefeitura, através do telefone 156, mas não obteve sucesso.
Outra reclamação é quanto a galhos que foram deixados na rua Firmino José Pereira após poda realizada pela prefeitura.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que as equipes que promoveram a poda na região agendaram para esta terça-feira (10) a retirada do material.
Já a informação da Secretaria Municipal de Saúde é de que o registro mais recente de demanda sobre presença de rato na rua foi recebida, via 156, e atendida no fim de novembro.
Depois, ainda segundo a secretaria, a equipe fez o retorno a cada 15 dias, e uma nova visita ocorre em meados deste mês. A próxima etapa é notificar a administração de um condomínio nas proximidades, para que realize a limpeza e a desratização na área particular.
Doenças
Os ratos podem transmitir cerca de 30 doenças. Entre as mais comuns estão a leptospirose, as hantaviroses e a peste bubônica.