Como seria o mundo ideal para as mulheres? Esta foi a pergunta que a reportagem do Em Off Notícias fez para algumas mulheres de Cachoeiro de Itapemirim que atuam em áreas distintas no mercado de trabalho local, além de serem as verdadeiras gestoras do lar, mãe, filha e esposa. Confira os depoimentos neste dia dedicado mundialmente a elas.
Pamela Gualandi, servidora pública, formada em Gestão Pública
Muito se diz em direitos iguais, condições salariais, cargos de chefia e posição social. Realmente, esse é o objetivo de muitas mulheres, principalmente as que são chefes de família.
Mas, acredito, que o mundo ideal é aquele em que a mulher tem sua voz ativa lançada na sociedade e ecoada na mente e coração do indivíduo, para que assim seja respeitada como mulher.
Em tempos de tantos casos de feminicídios relatados nos noticiários, ser gentil, educado e romântico virou algo tão clichê e atemporal. Mas, cá para nós, qual mulher não gosta disso, hein?
Queremos, sim, ter nossos direitos reconhecidos igualmente ao homem, mas tê-los sendo respeitados e sendo respeitadas, essa conquista acontece com naturalidade e com o tempo.
Cleide Prado da Silva – Promoter de evento
Gostaria de um mundo de respeito, carinho e sem violência. Não somos objetos para ter dono; somos seres humanos, com sentimentos, somos mulheres, mães, avós, filhas, irmãs, esposas, enfermeiras, médicas, psicólogas, professoras e muito mais. Chega de violência, seja ela de qualquer tipo; chega de desrespeito – afinal, o homem nasceu do ventre de uma mulher.
Ana Claudia F. M. Aarão – Empresária
Ser mulher é ter a alegria de viver, sendo capaz de entusiasmar a todos, ter sensibilidade, ser verdadeira, ser brava, ter charme, ser importante por gerar e cuidar de vidas! Seria muito bom viver em um mundo saudável, com menos intrigas e mais respeito pelo outro. Um mundo sem ódio, sem violência, sem mágoas, sem ganância, sem intolerância! Bom mesmo seria um mundo sem pressa, sem ansiedade, sem dietas! Pra mim, a felicidade está nas coisas simples da vida, nos detalhes pequenos, mas com valor incalculável! A maior lição que deixo para os meus filhos é a determinação, pois assim eu cresci e cada conquista que tive na vida foi exatamente por não me deixar levar pelas forças contrárias. Sempre mirei no decolar de um avião que sobe exatamente em ventos opostos!
Uma mulher precisa fazer exatamente aquilo que pensa que não é capaz de fazer! Meu desejo é que cada mulher descubra a força que existe dentro de si, capaz de realizar grandes e valorosas mudanças! Mulher, creia em Deus, tenha confiança própria e acredite que você pode fazer qualquer coisa, pois você é uma mulher!
Tatiana Sant’ Ana – Funcionária Pública Municipal
O mundo ideal seria de mais tolerância, amor, menos injustiça, mais fé em Deus. Onde a violência sexual, psicológica, física, e todas as demais formas contra a mulher estivessem extintas.
Liene Caroline – Proprietária LM Espaço de Beleza
Um mundo sem diferenças, estereótipos, padrões, machismo e comentários maldosos. Onde não tenhamos medo de se envolver com pessoas, casar, construir famílias. Onde os homens nos protejam ao invés de achar que são nossos donos e nos matarem com palavras, facadas, queimadas, isoladas, trancadas e desprotegidas. Que nosso grito não seja ‘parem de nos matar’ e sim ‘obrigada por nos amar’! Que tenhamos oportunidades no campo de trabalho e de ser feliz sem medo!
Roseane Bosio Jorge – Do lar
Penso que deveríamos ser mais respeitadas profissionalmente e moralmente! A mulher exerce tanta função que ela teria que ser mais amada. A mulher merece respeito e não ser maltratada. Eu gostaria de um mundo sem violência, onde ela conseguisse realizar seus sonhos!