O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), sempre estiveram engajados na luta contra o câncer e na Campanha Novembro Azul. A programação, que conta com diversas iniciativas, teve inicio no dia 1º e segue até final do mês.
Nesta quarta (10), será realizado o Azul Heci Day que promete movimentar o almoço dos colaboradores do hospital. Um momento de descontração e também de muita informação acerca do tema.
Este ano, a campanha traz três perguntas que podem salvar vidas. São elas: Você já fez seu PSA anual? Você tem realizado atividade física regularmente? Você tem controlado seu peso?
Segundo dados do Heci, que é referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico em todo sul do estado, em 2020, 134 homens foram diagnosticados com câncer de próstata.
No total, 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais e a chance de cura quando descoberto em sua fase inicial é superior a 90%.
Segundo o urologista Hernane Schwartz, o exame de PSA é um exame de sangue que é um marcador de alterações de doenças da próstata.
“Quando o PSA está alterado a gente faz uma biópsia da próstata. Quando a biópsia resulta positivo para câncer, a gente faz o tratamento. Esse tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e acompanhamento, dependendo do perfil do paciente”, explica o médico.
Programação
A programação para o mês de novembro conta com distribuição de exames PSA para homens entre 50 e 69 anos pelo Projeto Rastrear.
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site casadeapoiocancer.org.br/rastrear a partir do dia 1 até o dia 15 de novembro.
No último dia 7, aconteceu o “Culto Azul”, na Igreja Batista do Calvário (IBC). No mesmo dia, às 19h também foi realizada a “Missa Azul” na Igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH.
Nesta terça (8), o radiologista Bruno Resende e o urologista Guilherme Abib houve a Live Novembro Azul, às 19h no instagram do GAPCCI sob a mediação do oncologista José Pulido.