A população de rua ganhou mais um reforço no combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Cachoeiro de Itapemirim. A prefeitura tem em funcionamento no bairro Vila Rica, há um mês, o abrigo provisório para garantir cuidado e o isolamento do público alvo que apresenta sintomas gripais ou testa positivo para a doença.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), o local oferta acolhida, espaço para higienização e lavagem de roupa, quarto individual, alimentação e medicação, se necessário. Há oito vagas.
“Nós abrimos o abrigo dia 20 de maio, mas o primeiro acolhimento só ocorreu no dia da ação, que foi dia 25”, informou a secretária Márcia Bezerra. Desde a abertura, sete pessoas foram acolhidas. Atualmente, segundo a secretária, há quatro.
Três se submeteram ao teste para coronavírus; todos deram negativo.
“Dos quatro acolhidos atualmente, uma pessoa teve o isolamento prescrito. Mas, a médica informou que não havia indicação clínica para colher teste”.
No abrigo, há cuidadores 24h por dia, assim como assistente social. Há também os técnicos em enfermagem, que dão suporte aos acolhidos, assim como monitoram os sintomáticos.
“Temos capacidade de acolhimento para oito pessoas e ofertamos quatro refeições por dia, sendo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar”.