Novo sistema eletrônico traz inovações para a Educação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Foto: PMCI

A Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) está implantando um novo sistema eletrônico que beneficia a área educacional do município. Trata-se do educ@ci, uma ferramenta virtual que reúne as principais informações sobre as unidades da rede municipal de ensino de forma prática e funcional. O sistema está funcionando em caráter experimental nas escolas Lions Clube Frade e a Freira e Professor Pedro Estellita Herkenhoff, e será expandido para toda a rede em 2018.

Com a nova ferramenta, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem controle informatizado sobre dados de alunos, professores, funcionários da área administrativa e equipamentos das escolas. Isso inclui históricos escolares, boletins, diários eletrônicos, grade de horários, pauta eletrônica, relatório de faltas por professor e por aluno, entre outras funcionalidades.

O educ@ci também facilita o envio de informações para o sistema Educacenso, ferramenta do Ministério da Educação responsável por traçar uma radiografia detalhada da área no Brasil. Com os dados fornecidos por esse sistema, calcula-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros.

Outra inovação pretendida com o educ@ci – mas ainda em fase de desenvolvimento – é o acesso via internet aos boletins escolares dos alunos pelos pais e responsáveis, o que lhes permitirá acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. Também está prevista para 2018 a disponibilização de matrícula online e identificação de presença por sistema biométrico digital.

Todos esses recursos podem ser utilizados por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, sejam smartphones, tablets ou notebooks.

“Esta nova ferramenta proporcionará muito mais praticipacidade e agilidade na gestão das escolas em todos os aspectos, possibilitando maior rapidez e eficiência no controle de processos e tomadas de decisões”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

“O educ@ci é de fácil manuseio e entendimento, e certamente representa um grande avanço na informatização dos processos da área educacional”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Dataci, Marcelo Cornélio.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova