Os integrantes da nova composição do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM) de Cachoeiro de Itapemirim tomarão posse nesta quinta-feira (1º), às 9h, na escola municipal Zilma Coelho Pinto. O evento contará também com uma palestra de capacitação sobre o papel do conselho, ministrada pelo promotor de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos.
Os novos conselheiros atuarão no biênio 2020-2022. Quatorze entidades de classe foram eleitas em 17 de setembro para representar a sociedade civil em sete segmentos distintos. A Prefeitura de Cachoeiro, por sua vez, indicou representantes de 14 secretarias e órgãos públicos municipais para compor o CPDM.
Um dia antes das eleições, em 16 de setembro, foi realizada a Conferência da Cidade, com duas palestras transmitidas pela internet: “O Papel do CPDM na Organização do Território”, ministrada pelo professor e mestre em Geografia, Reginaldo Alex Calçavara; e “Planejamento Municipal Contribuindo para Inserção do Território nas Futuras Mudanças Climáticas”, ministrada pela doutora Kátia Cañellas, Arquiteta e Urbanista.
As gravações das palestras podem ser conferidas por meio dos links disponibilizados no Portal do CPDM, com acesso por meio do banner da página inicial do site www.cachoeiro.es.gov.br.
Sobre o CPDM
O Conselho do Plano Diretor Municipal tem papel fundamental no acompanhamento de ações diretamente relacionadas ao Plano Diretor Municipal (PDM), a lei que visa orientar a correta ocupação do espaço urbano e rural do município – e que, atualmente, está passando por um processo de revisão e atualização.
A lista completa de representantes do CPDM para o biêncio 2020-2022 – tanto das entidades de classe da sociedade civil, quanto do poder público – pode ser conferida na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município, disponível para visualização por meio do portal da prefeitura.
Conselho Municipal de Trânsito
A lista dos novos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito (CMTRAN) também foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município. O CMTRAN é responsável por fazer acompanhamento das políticas públicas de trânsito e mobilidade urbana no município, dentre outras atribuições relacionadas à área.