Número de novas inscrições no MEI em Cachoeiro mais que dobrou em 2019

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O número de novas inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) em Cachoeiro de Itapemirim mais que dobrou no ano passado, saltando de 945, em 2018, para 2.043, em 2019. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o número total de microempreendedores formalizados na cidade, até o fim de fevereiro, chegou a 10.043.

Dentre as ações da prefeitura para incentivar a formalização de novos microempreendedores está o decreto municipal sobre grau de risco de atividades econômicas. Ele facilita os procedimentos de abertura de negócios como serviços de beleza, chaveiro, vários tipos de comércio varejista e atividades de contabilidade, arquitetura e engenharia.

Melhorias na Sala do Empreendedor, que teve um novo espaço inaugurado em outubro do ano passado, também contribuíram para potencializar a formalização de novos microempreendedores. Dos 346 MEI abertos em 2020, quase a metade aconteceu por meio da Sala do Empreendedor – que já fez 4.864 atendimentos diversos neste ano.

Além do novo espaço, mais amplo e com serviços de diversas secretarias centralizados em um mesmo local, a Sala do Empreendedor realiza, regularmente, atendimentos itinerantes em bairros e distritos de Cachoeiro, facilitando o acesso a quem mora em locais mais distantes da região central da cidade.

“A formalização como MEI é a porta de entrada para o empreendedorismo, contribuindo para melhorar a regulamentação e, consequentemente, para a expansão do mercado formal. Os microempreendedores passam a ter CNPJ, o que lhes garante acesso a linhas de crédito específicas e compra de mercadorias com nota fiscal, além de conseguirem contribuição previdenciária, com os mesmos direitos de um trabalhador formal”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Os interessados em se formalizar como Microempreendedor Individual podem procurar a Sala do Empreendedor da prefeitura (segundo piso do Shopping Cachoeiro, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os documentos necessários são identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e talão de IPTU. O telefone de contato é o (28) 3155-5292.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas