Números apontam que pandemia em Marataízes está controlada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Há exatamente dois anos, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualificava, pela primeira vez, a epidemia de covid-19 como “pandemia” e instava os Estados a tomar as medidas necessárias.

Municípios turísticos como Marataízes sofreram. Foi preciso adotar todas as medidas impopulares para garantir que as pessoas estivessem em segurança. Passado esse período, o cenário que se vê hoje é outro, é de estabilidade. E tudo isso tem um motivo óbvio: vacina.

Marataízes está hoje com a sua população acima de 18 anos praticamente toda vacinada com a segunda dose, chegando a 95%. A vacinação infantil está avançando. E o número de internados perto de zero: quatro na UTI e dois na enfermaria. Até a data de hoje, no mês de março foram 24 casos confirmados, de 292 testes realizados.

O município trabalha para zerar todos esses índices, mas é preciso contar também com o apoio da população, que precisa manter os cuidados no dia a dia e, necessariamente, se vacinar. Durante o mês de janeiro e fevereiro, a prefeitura instalou um ponto de vacinação na Praia Central, que funcionou toda sexta-feira, sábado e domingo, e moradores e turistas que iriam curtir o final de semana, poderiam se vacinar. Durante o carnaval, a prefeitura montou uma estrutura ao lado do palco onde ocorreram shows e vacinou o povo de 10h às 22h.

Além disso, desde que as vacinas começaram a chegar, a prefeitura tem feito o trabalho de busca ativa dos públicos-alvo, como idosos e pessoas com comorbidades, e mantém um trabalho contínuo e incessante, em vários pontos da cidade, para vacinar todas as pessoas.

Com todas essas ações, o verão 2022 aconteceu normalmente, sem a necessidade de impor novas medidas restritivas e com todos contribuindo, se cuidando, os números estão favoráveis e o enfrentamento da pandemia seguindo firme.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas