O Retorno de Saturno

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Por Gabi Prado

 

Outro dia, li uma publicação no Instagram a respeito de algo chamado Retorno de Saturno (sim, o texto de hoje tem em sua base a astrologia). Retorno de Saturno diz respeito sobre o momento em que tomamos consciência das nossas limitações e ocorre quando estamos com 28 e 29 anos. Isso porque Saturno simboliza o limite e está relacionado a propósito.

Parece que, nesta fase da vida, nossos olhos se abrem para tudo aquilo que é, de fato, possível e funcional para nossas existências, sem tantas ilusões e fantasias irreais.

De fato, no auge dos meus 28 anos recém descobertos (até o último sábado, pensava que ainda tinha 27 anos… as ilusões caindo por terra), repenso pontos considerados importantes para uma vida plena de realizações e objetivos alcançados, percebendo em mim uma pessoa mais objetiva, mas que também carrega um medo grande em face da mínima possibilidade de mudança. De onde vem esse medo que nos paralisa e que, por vezes, nos faz duvidar da nossa capacidade de tomar decisões assertivas?

Talvez, as inquietações sejam provenientes da ausência de um direcionamento para trilhar o caminho que realmente gostaríamos. Por vezes, somos conduzidos a nos encaixar em um padrão de vida que agora, no íntimo do nosso ser, fica evidente que não nos cabe mais. É justamente essa urgência de estar no “caminho certo” que nos provoca elucidações acerca do lugar que ocupamos e do quanto ele nos contempla. Seria esse um chamado para a felicidade? Seria o chamado para felicidade uma ilusão ou algo, realmente, concreto e palpável?

No fim das contas, o mais orientado seria sentar diante de um psicólogo/psicanalista a fim de compartilhar todas essas angústias que carregamos e derramamos em algum momento da nossa vida – buscando uma maneira eficaz de equilibrar aquilo que, aos nossos olhos (internos e externos), está desajustado e fora de lugar. Acredito, também, que uma conversa honesta e afetuosa com um bom amigo seja extremamente satisfatória. Da mesma forma em que se concentrar nos anseios mais profundos e sinceros, para resgatá-los, também o seja.

Saturno leva, em média, 29 anos para retornar ao mesmo ponto em que estava no momento em que nascemos… é como se a vida estivesse começando.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

VIII Seminário de Patrimônio Imaterial de Cachoeiro será realizado em dezembro

No dia 7 de dezembro (sábado), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de