Já está contratada a empresa que realizará as obras de adequação e modernização do Centro de Operação Especialização da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, chamado de Cope, na Ilha da Luz. A intervenção vai custar R$ 1.930.826,28.
O contrato, de 420 dias, foi assinado no último dia 3, porém a publicação aconteceu nesta segunda-feira (14). O prazo de execução da obra é de até 360 dias. A empresa responsável é a A. L. Construções Eireli.
A sede da guarda será no prédio onde atualmente fica a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
De acordo com a prefeitura, o Cope será o principal local de instalação da Guarda Municipal para diversas utilizações específicas à proteção dos bens, serviços e instalações, dentre elas academia, sala de treinamento, stand de tiro, sala de armamento, área de monitoramento, gabinetes do comandante e subcomandante, sala reservada, ronda e guarda mirim, sala de reunião, sala reunião de inteligência, sala de inteligência e outras áreas comuns, não tão específicas ao serviço da Guarda Municipal.
Dentre as obras, constam a demolição de paredes, instalação de novas esquadrias, execução de novas paredes, retirada de bancadas de granito, retirada de equipamentos hidráulicos e elétricos, execução de novas instalações hidrossanitárias e elétricas, edequação de cobertura, execução de chapisco, reboco e pintura em toda a fachada, entre outras intervenções.
“A Guarda Municipal já existe há vários anos, e com sua existência foi-se percebendo as necessidades para a proteção dos bens, serviços e instalações municipais necessita de local mais apropriado, com instalações próprias para preparo e manutenção do pessoal em exercício da função e ainda um local onde seja feito, dalí o monitoramento destes bens e serviços. A reforma, adequação e modernização do prédio destinado à abrigar o Centro de Operações Especiais – COPE contará com as instalações e acomodações apropriadas à finalidade que se destina”, justificou a administração municipal no edital da licitação.