Obra em praça vai remover 35 árvores

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Através de nota oficial, a prefeitura de Marataízes explica as etapas da obra de revitalização da praça Antônio Jacques Soares, na Barra. Haverá a remoção de 35 árvores, que serão substituídas por 14.993 unidades de 13 espécies. Confira a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL SOBRE A PRAÇA ANTÔNIO JACQUES SOARES

A Prefeitura Municipal de Marataízes informa que foi iniciada a obra de revitalização da Praça Antônio Jacques Soares, principal praça da cidade de Marataízes, na Barra com 7.304,80 m², trata-se de um espaço multiuso, que hoje em dia, não possui estrutura adequada para os eventos que acontecem ao longo dos anos e práticas esportivas do dia-a-dia.

Atualmente, a área da praça é dividida em duas partes, que cria duas áreas distintas na praça: a primeira, paralela a Av. Simão Soares, com altos canteiros que fazem um desenho geométrico e de circulação desorientado, limitando os espaços.

Os canteiros ocupam praticamente 50% de toda a área da praça, criando poucas áreas livres para circulação e de uso diário para as pessoas. As árvores existentes, de espécies variadas, estão plantadas, de forma totalmente aleatória nos canteiros, não acompanhando a geometria idealizada para multiuso.

O outro lado da praça é mais voltada aos esportes e eventos da cidade, como seu tradicional Festival de Inverno, mas o espaço reservado não oferece a mínima estrutura adequada para a prática de esportes, e muito menos para eventos esportivos da cidade.

A proposta para a reurbanização da Praça da Barra se baseia em dois pontos principais:

  1. Primeiro, a criação de uma praça que comporte, com estrutura adequada, múltiplos espaços de uso, proporcional ao seu tamanho e importância que tem para a cidade de Marataízes.
  2. Segundo, que seja um marco urbano na cidade, de espaço público, atendendo a todas as idades.

Para tanto, as estruturas antigas e o paisagismo existente estão sendo renovados, sendo que:

1- as altas jardineiras foram retiradas, dando lugar a um amplo espaço para eventos de vários portes (shows, feiras, exposições e outras atividades culturais).

2- As duas áreas da praça, divididas pela Rua Prof. Luis Siqueira, foram unidas ampliando-se a área da nova praça. Desse modo, a área de eventos se estende da frente da Av. Rubens Rangel até a esquina da Rua Prof. Luis Siqueira, em um grande piso cerâmico colorido. Os tons em amarelo e azul, remetem a bandeira do município e seu desenho, enquanto um grande pano marrom, também em cerâmica e de desenho radial marca a centralidade da praça em um ponto de fuga da perspectiva criada, tendo ao centro, um grande chafariz. Os pisos cerâmicos amarelo e azul, também em desenho radial, se originam de duas grandes árvores da praça: uma existente próximo a Rua Des. Airton L. Filho, com grande copa e sombra, e uma nova, plantada do outro lado da praça, conformando este desenho radial e reforçando a perspectiva da praça.

3- Um novo paisagismo foi proposto, de forma ordenada e que possua, além de sua função de embelezamento, a função também de sombreamento em áreas específicas da praça, principalmente nas áreas voltadas a prática de esportes. Os esportes são outra tônica desta proposta para a praça: aproveitando-se do tamanho e proporções da praça, implantou-se um complexo esportivo que atenda uma gama variada de práticas esportivas: logo ao lado do chafariz, uma academia popular atenderá pessoas de várias idades na prática de exercícios físicos; na parte posterior da praça, concentram-se os equipamentos esportivos maiores, como uma quadra de Futebol Society, uma quadra de areia para Futevôlei e Vôlei e um grande half-pipe para a prática de skate. As crianças têm seu espaço garantido com um grande play-ground com brinquedos diversos. Tanto no momento de eventos como no de lazer diário, há um complexo de edificações que darão apoio à praça e seu usuários: um quiosque duplo atenderá a demanda de lanches e bebidas para a praça; um banheiros com sanitários masculino, feminino e PNE (para ambos os sexos) atenderá à pratica de esportes e ao dia-a-dia da praça, e uma pequena edificação, ao lado do half-pipe, servirá de zeladoria para a praça, em sua manutenção diária (limpeza, paisagismo, guarda de equipamentos, etc.).

4- A praça se completa com um grande calçadão que percorre todo o seu perímetro, mais áreas sombreadas por pergolados de madeira, bancos em concreto armado e revestimento de madeira e áreas de estacionamentos nas laterais. Faixas elevadas estrategicamente implantadas fazem a travessia em nível entre a praça e os passeios das ruas. Uma baia para ônibus com um ponto de ônibus coberto, foram propostos paralelos à Av. Rubens Rangel, e a urbanização não se limitou a praça, estendendo-se até as proximidades da escola municipal da Rua João R. Soares, integrando este prédio escolar à área da praça.

  1. Em síntese estão previstas a remoção de 35 árvores e canteiros, que darão lugar as seguintes espécies:
  • Fornecimento e Plantio de PINGO DE OURO (duranta repens) 176 und
  • Fornecimento e Plantio de MINI-IXORA (Ixora coccinea “Compacta”) 675 und
  • Fornecimento e Plantio de IXORA CORAL (ixora coccinea) 217 und
  • Fornecimento e Plantio de CLUSIA (Clusia fluminensis) 741 und
  • Fornecimento e plantio de grama em placas tipo esmeralda 301 m²
  • Fornecimento e Plantio de VEDÉLIA (wedlia trilobata) 7.657 und
  • Fornecimento e Plantio de AZULZINHA (Evolvulus glomeratus) 5.401 und
  • Fornecimento e Plantio de PATA DE VACA (Bauhinia Blakeana) 20 und
  • Fornecimento e Plantio de PALMEIRA JERIVÁ (Syagrus Romanzoffiana) 4 und
  • Fornecimento e Plantio de CHUVA DE OURO (Cassia fístula ) 13 und
  • Fornecimento e Plantio de IPÊ ROSA (Tabebeuia impeginosa) 38 und
  • Fornecimento e Plantio de IPÊ BRANCO (Tabebuia roseo-alba) 6 und
  • Fornecimento e Plantio de IPÊ AMARELO (Tabebuia Alba) 45 und

 

A administração municipal através do Prefeito Municipal, Tininho Batista e do secretário de Obras e Urbanismo, Rudinho de Souza, disponibiliza os setores competentes, de acordo com os assuntos, à disposição da população para possíveis dúvidas sobre o projeto da Praça da Barra, referente tanto à obra quanto ao meio ambiente.

Mais informações entre em contato com a Secretaria de Obras e Urbanismo 3532-1555 e com a Secretaria de Meio Ambiente 3532-4131.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas