Obra para fim do alagamento no Nova Brasília vai começar pela Beira Rio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, na manhã desta sexta-feira (16), uma coletiva de imprensa para detalhar as fases da obra de macrodrenagem da Linha Vermelha, importante intervenção para solucionar os problemas de alagamentos do bairro Nova Brasília durante os períodos de chuva.

A finalidade do projeto é aumentar a capacidade do sistema de drenagem da região de coletar e transportar as águas pluviais até o Rio Itapemirim.

A apresentação do projeto, realizada no auditório da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários, contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do vice, Rui Guedes e de secretários da gestão municipal.

Como esclarecido durante coletiva, a obra terá seu início pela avenida Beira Rio, com duração estimada em 60 dias, seguindo por outras vias como a avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha) e as ruas Etelvina Vivácqua, Manoel D. Monteiro, Manoel da C. Carvalho e Maranhão, em Nova Brasília.

No bairro Guandu, além da Beira Rio, haverá intervenções nas ruas Coronel Francisco Braga, Pedro, César Missi, Professor Quintiliano e Basílio Pimenta.

Para minimizar os impactos no comércio local, os serviços serão iniciados no próximo mês de janeiro, período com menor fluxo de pessoas devido às férias escolares.

“Toda a obra, que terá mais de 3 km de extensão, deve ser concluída em 12 meses, entretanto, a empresa responsável pelos serviços afirmou que não medirá esforços para entregá-la pronta em nove meses”, frisou o secretário municipal de Obras, Delandi Macedo.

“Essa obra é muito importante para os moradores do Nova Brasília e para residentes de outros bairros que também serão beneficiados com ela. Esse é um problema que se arrasta por quatro décadas e, agora, por meio de um investimento de R$ 55,2 milhões na primeira etapa, com recursos do Governo do Espírito Santo e empréstimo que fizemos, podemos executar as intervenções de macrodrenagem que contemplará, também, a área de mobilidade urbana”, disse Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro.

Revitalização de ruas

Além da execução das obras de macrodrenagem no centro da cidade, a Prefeitura de Cachoeiro também realizará a revitalização de importantes ruas comerciais da região. Uma delas é a Professor Quintiliano, no bairro Guandu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), a expectativa é aplicar uma revitalização semelhante à adotada em pontos turísticos famosos de Espanha e Portugal, com guardas-chuvas coloridos suspensos cobrindo a extensão da via.

Além disso, também está sendo avaliada, junto aos comerciantes locais, a possibilidade de transformar a rua Professor Quintiliano em um calçadão.

“Estamos apresentando, junto à população, o motivo da obra, e isso está sendo bem aceito, pois entendem a importância da obra para a população de Cachoeiro, e conseguem recepcionar esse urbanismo que vai trazer benefícios. Estamos realizando um trabalho conjunto com a população, comerciante, morador ou pedestre, de forma mais pacífica possível, para diminuição dos transtornos causados pela obra”, afirmou Alexandro da Vitória, secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente de Cachoeiro.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas