As redes sociais criaram novas oportunidades de interação entre empresas e clientes, bem como entre personalidades de todas as áreas com seu público. No entanto, ao mesmo tempo em que esta relação traz muitas vantagens, como a agilidade na troca de informações, pode também proporcionar o aparecimento de novos problemas difíceis de enfrentar.
Para ajudar os internautas a lidar com essas situações, a Escola do Legislativo vai oferecer, nesta quarta-feira (20), de 9h às 11h, a oficina ‘Gestão de crise em redes sociais’, conduzida pelo publicitário Leverson Freitas.
“Quem utiliza as redes, principalmente com objetivos profissionais, precisa estar técnica e psicologicamente preparado para superar as dificuldades que fatalmente surgirão”, diz Leverson, que tem no currículo grande experiência em marketing político e atualmente é o coordenador de Comunicação da Câmara de Cachoeiro e diretor da Revista Sete Dias e Portal A7.
Segundo ele, um dos maiores e mais frequentes problemas enfrentados nas redes atualmente são os ataques de haters, que tentam desconstruir produtos ou ferir a imagem de personalidades públicas.
“O gestor da rede precisa saber identificar o que é uma crítica construtiva ou um ataque mal-intencionado, para, se possível, evitar entrar em bola dividida, alimentando uma interação que não vai gerar bons resultados para ele. Mas o ponto inicial é sempre a construção da autoridade, ou seja, garantir que seu produto tenha credibilidade e empatia suficiente para que o público passe a desconfiar do hater e rejeitar suas intenções”, sugere.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Professor Diogo Lube, o tema é fundamental não apenas para empresários, mas também para políticos, artistas e todos os que utilizam as redes sociais.
“A comunicação pela internet, hoje, faz parte da vida de todos, e este tipo de formação nos ajuda a utilizá-la da melhor maneira, com ética e eficiência”, diz o vereador. A oficina estará aberta presencialmente aos servidores legislativos, mas outros interessados poderão acompanhá-la pelo Youtube da Câmara.