A pessoa pode sentir alguns efeitos colaterais leves após a vacinação contra a Covid-19, que são sinais de que seu corpo está construindo proteção. É o que afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS), que também garante que as vacinas são seguras e a vacinação ajuda na proteção contra o desenvolvimento da doença grave e a morte por causa do vírus.
No geral, as vacinas são concebidas para dar imunidade sem os perigos de contrair a doença. É comum sentir alguns efeitos colaterais leves a moderados ao receber as vacinas. Isso ocorre porque o sistema imunológico está instruindo o corpo a reagir de determinadas maneiras: aumenta o fluxo sanguíneo para que mais células imunológicas possam circular e aumenta a temperatura corporal para matar o vírus.
Os efeitos colaterais leves a moderados, como febre baixa ou dores musculares, são normais e não são motivo de alarme: são sinais de que o sistema imunológico do corpo está respondendo à vacina, especificamente ao antígeno (uma substância que desencadeia um resposta imunológica) e está se preparando para combater o vírus. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem por conta própria após alguns dias.
Os efeitos colaterais comuns e leves ou moderados são uma coisa boa: eles nos mostram que a vacina está funcionando. Não experimentar efeitos colaterais não significa que a vacina seja ineficaz. Isso significa que todos respondem de maneira diferente.
Efeitos colaterais comuns das vacinas COVID-19
Como qualquer vacina, as vacinas COVID-19 podem causar efeitos colaterais, a maioria dos quais são leves ou moderados e desaparecem por conta própria em alguns dias. Conforme demonstrado nos resultados dos ensaios clínicos, são possíveis efeitos colaterais mais graves ou de longa duração. As vacinas são monitoradas continuamente para detectar eventos adversos.
Os efeitos colaterais relatados das vacinas COVID-19 foram em sua maioria leves a moderados e não duraram mais do que alguns dias. Os efeitos colaterais típicos incluem dor no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e diarreia. As chances de qualquer um desses efeitos colaterais ocorrerem após a vacinação variam de acordo com a vacina específica.
As vacinas COVID-19 protegem apenas contra o vírus SARS-CoV-2, portanto, ainda é importante manter-se saudável e bem.
Efeitos colaterais menos comuns
Ao receber a vacina, a pessoa deve ser solicitada a permanecer por 15-30 minutos no local da vacinação para que os profissionais de saúde estejam disponíveis em caso de qualquer reação imediata. Os indivíduos devem alertar seus provedores de saúde locais após a vacinação se sentirem quaisquer efeitos colaterais inesperados ou outros eventos de saúde – como efeitos colaterais que duram mais de três dias. Os efeitos colaterais menos comuns relatados para algumas vacinas COVID-19 incluíram reações alérgicas graves, como anafilaxia; no entanto, essa reação é extremamente rara.
As autoridades nacionais e organismos internacionais, incluindo a OMS, estão monitorando de perto quaisquer efeitos colaterais inesperados após o uso da vacina COVID-19.
Efeitos colaterais de longo prazo
Os efeitos colaterais geralmente ocorrem nos primeiros dias após a vacinação. Desde o início do primeiro programa de vacinação em massa no início de dezembro de 2020, centenas de milhões de doses de vacina foram administradas.
Tem havido preocupações sobre as vacinas COVID-19 que tornam as pessoas doentes com COVID-19. Mas nenhuma das vacinas aprovadas contém o vírus vivo que causa COVID-19, o que significa que as vacinas COVID-19 não podem deixar você doente com COVID-19.
Após a vacinação, geralmente leva algumas semanas para o corpo desenvolver imunidade contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19. Portanto, é possível que uma pessoa tenha sido infectada com SARS-CoV-2 imediatamente antes ou depois da vacinação e ainda adoeça com COVID-19. Isso ocorre porque a vacina ainda não teve tempo suficiente para fornecer proteção.
Experimentar efeitos colaterais após ser vacinado significa que a vacina está funcionando e seu sistema imunológico está respondendo como deveria. As vacinas são seguras e ser vacinado ajudará a protegê-lo contra COVID-19.
*Com informações da Organização Mundial de Saúde