Desde meados de novembro, três regiões vêm recebendo atendimento do Cachoeiro+Saúde, projeto itinerante da prefeitura, que tem mais cinco visitas agendadas para este ano. Já foram promovidos 60 atendimentos, entre coleta de material para exame, consultas e aplicação de vacina.
Com o fim do período de chuvas, a expectativa é de que a média aumente. As próximas visitas ocorrem nesta terça-feira (12), à área do Museu Ferroviário (antiga estação), na Linha Vermelha; e na quarta (13), à localidade de São Joaquim.
A dobradinha se repete nos próximos dias 26 e 27, nos mesmos locais e horários. No dia 22, tem visita a São João da Lancha. Em breve, será divulgado o cronograma de visitas para 2018.
Na Linha Vermelha, o atendimento é voltado a moradores em situação de rua, cadastrados pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e ocorre das 18h às 20h. Em São Joaquim e em São João da Lancha, o veículo fica disponível das 7h às 15h.
“Vem sendo muito gratificante prestar o serviço itinerante nas comunidades, principalmente pela satisfação dos pacientes. No caso das localidades, são pessoas que já têm unidade de saúde como referência, mas essa facilidade de acesso proporcionada pelo ônibus leva, de certa forma, um alento e uma atenção maior do paciente a cuidar mais de si mesmo e de sua família”, destaca a subsecretária de Atenção Primária, Márcia Passabom Cristo.
Os pacientes têm acesso a consultas com clínico geral e com dentista. Na área de enfermagem, há o serviço de antropometria, que tira medidas do paciente para registro e acompanhamento, aferição de pressão arterial e de glicemia e os testes rápidos capazes de detectar hepatites B e C, sífilis e aids.