Ônibus: empresa tem até sexta para mostrar proposta, sob risco de greve

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
ônibus11

Sob a iminência de greve, a empresa Flecha Branca, integrante do consórcio Novotrans que presta serviço de transporte coletivo em Cachoeiro de Itapemirim, tem até às 14h de sexta-feira (29) para apresentar proposta de pagamento de salários atrasados aos seus funcionários.

O acordo foi feito ontem (25) em reunião por videoconferência mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e com a participação de representantes da viação, do sindicato dos motoristas, prefeitura, Agersa e comissão dos profissionais.

De acordo com o sindicato, a empresa deve parte do salário do mês de março e abril (integral). O referente ao mês de maio vence no quinto dia útil. “Já o tíquete, foi pago parte do mês de março e faltam abril e maio, que venceu no dia 22”, disse o presidente do sindicato Elias Spoladore.

Proposta

Segundo Elias, o MPT sugeriu que a prefeitura e a Agersa, responsável pela fiscalização da concessão do serviço de transporte, estudassem o equilíbrio econômico do contrato, considerando a queda no número de passageiros, desta vez, por conta do isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A medida garantiria condições de resolver a questão salarial.

Greve

A proposta será avaliada pelos funcionários da Flecha Branca na sexta-feira e a manutenção da circulação dos ônibus dependerá da categoria. Caso seja decidida a greve, o movimento inicia na segunda-feira (1) – 72 horas após a comunicação – e, pelo menos, 30% da frota deverá atender a população. A duração estará atrelada à aprovação de nova proposta.

Paralisação

Nenhum ônibus foi para a rua na segunda-feira (25) devido à paralisação dos motoristas. A empresa acusou ilegalidade do movimento e que havia cunho político. Do outro lado, os manifestantes disseram que o advogado constituído por eles não foi aceito para as negociações. O imbróglio foi decidido na audiência de conciliação.

Empresa

A viação informou que, com a mediação do MPT, as soluções serão buscadas em conjunto. De acordo com a comunicação da Flecha Branca, serão avaliadas medidas não apenas da empresa, mas também da gestão pública, por causa do desequilíbrio do contrato; e que pode ter medidas que dependam de dinheiro e outras que precisem somente de processos.

Prefeitura

A informação da prefeitura de Cachoeiro é de que a referida pauta está sendo discutida entre o consórcio e o Ministério Público do Trabalho.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova