Ônibus: empresa tem até sexta para mostrar proposta, sob risco de greve

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Sob a iminência de greve, a empresa Flecha Branca, integrante do consórcio Novotrans que presta serviço de transporte coletivo em Cachoeiro de Itapemirim, tem até às 14h de sexta-feira (29) para apresentar proposta de pagamento de salários atrasados aos seus funcionários.

O acordo foi feito ontem (25) em reunião por videoconferência mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e com a participação de representantes da viação, do sindicato dos motoristas, prefeitura, Agersa e comissão dos profissionais.

De acordo com o sindicato, a empresa deve parte do salário do mês de março e abril (integral). O referente ao mês de maio vence no quinto dia útil. “Já o tíquete, foi pago parte do mês de março e faltam abril e maio, que venceu no dia 22”, disse o presidente do sindicato Elias Spoladore.

Proposta

Segundo Elias, o MPT sugeriu que a prefeitura e a Agersa, responsável pela fiscalização da concessão do serviço de transporte, estudassem o equilíbrio econômico do contrato, considerando a queda no número de passageiros, desta vez, por conta do isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A medida garantiria condições de resolver a questão salarial.

Greve

A proposta será avaliada pelos funcionários da Flecha Branca na sexta-feira e a manutenção da circulação dos ônibus dependerá da categoria. Caso seja decidida a greve, o movimento inicia na segunda-feira (1) – 72 horas após a comunicação – e, pelo menos, 30% da frota deverá atender a população. A duração estará atrelada à aprovação de nova proposta.

Paralisação

Nenhum ônibus foi para a rua na segunda-feira (25) devido à paralisação dos motoristas. A empresa acusou ilegalidade do movimento e que havia cunho político. Do outro lado, os manifestantes disseram que o advogado constituído por eles não foi aceito para as negociações. O imbróglio foi decidido na audiência de conciliação.

Empresa

A viação informou que, com a mediação do MPT, as soluções serão buscadas em conjunto. De acordo com a comunicação da Flecha Branca, serão avaliadas medidas não apenas da empresa, mas também da gestão pública, por causa do desequilíbrio do contrato; e que pode ter medidas que dependam de dinheiro e outras que precisem somente de processos.

Prefeitura

A informação da prefeitura de Cachoeiro é de que a referida pauta está sendo discutida entre o consórcio e o Ministério Público do Trabalho.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas