Com 84,29% dos leitos de UTI ocupados e o município retornando à classificação de risco alto no Mapa de Gestão da Covid-19 nesta segunda-feira (15), mais restrições foram implementadas em Cachoeiro de Itapemirim. Entre elas, a limitação de passageiros no transporte coletivo, que, em horários de pico, gera aglomerações em algumas linhas.
Conforme alteração no decreto municipal, somente serão permitidos 10 usuários em pé, além da ocupação máxima dos assentos. Além disso, os ônibus só poderão trafegar com janelas abertas.
O transporte individual de passageiros por táxi ou aplicativo poderá trafegar com no máximo dois passageiros no banco traseiro, disponibilizando produtos de higienização aos clientes e transitar com as janelas abertas, segundo a mudança no decreto.
Ainda não há definição em relação à fiscalização para impedir o descumprimento, que também não tem punição informada pela prefeitura. Tanto o acompanhamento da obediência ao decreto, quanto o possível aumento de veículos nas linhas do transporte que cortam a cidade está em avaliação.
“A Agersa informa que a equipe de fiscalização esteve desde cedo monitorando a operação para avaliar justamente a necessidade de reforço nos atendimentos. Esse trabalho de avaliação da necessidade de aumento da oferta terá prosseguimento nesta terça-feira (16).