“Opressões específicas precisam de ferramentas específicas”, diz ativista negra

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Luciene Carla Corrêa Francelino é professora em Cachoeiro de Itapemirim, portadora de currículo invejável e também pertence ao Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado + Diversidade (Fepnes). Este último prestou homenagens às mulheres negras do município em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha realizado na terça-feira (25), na Casa dos Braga.

 

“Este evento é primordial, porque nós mulheres negras somos silenciadas, invisibilizadas pela história oficial. Então, é um marco para mostrar que nós, mulheres negras, temos lutas específicas. Opressões específicas precisam de ferramentas e soluções específicas”, disse Luciene.

 

Ela é doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1998); possui especialização em História do Brasil pela Faculdade São Camilo Espírito Santo e em Educação Especial/Inclusiva, pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd.

O evento reuniu mulheres negras que atuam em diversas áreas profissionais em Cachoeiro. Além das homenagens, foram ministradas palestras voltadas para o letramento racial, sarau e exposição de artesanato.

 

“Estamos aqui mostrando que o racismo é estrutural, que sofremos violência de classe, raça e gênero diferente das mulheres que não são negras. E também para celebrar as nossas conquistas. É um dia de falar de luta, mas também de conquistas. Como diz Jurema Werneck: “Nossos passos vêm de longe””.

 

Confira as fotos do evento:

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas