PAI 24h e atendimento itinerante são destaques da Saúde em 2017

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
pai - hifa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou um balanço das ações realizadas durante todo o ano. Entre os principais destaques, está o combate à dengue, cujo número de casos teve redução de 94% em relação a 2016. Outras ações importantes foram a ampliação do horário do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que se tornou 24h, a criação do projeto Cachoeiro + Saúde e a implantação do primeiro Núcleo de Atenção à Saúde da Família.

“Foram muitas as conquistas neste primeiro ano de gestão. Conseguimos descentralizar e ampliar alguns serviços – bastou reestruturar alguns fluxos e os resultados apareceram. Apesar disso, temos consciência de que muito ainda precisa ser feito, e vamos em busca de novas metas em 2018”, destaca a secretária mucicipal de Saúde, Luciara Botelho.

Confira todos os destaques do balanço anual da Semus:

Combate à dengue

Um dos pontos principais para a dimuição dos casos de dengue em Cachoeiro foi a criação do Comitê Municipal de Contingência para epidemias de dengue, zika vírus e chikungunya. Trata-se de um grupo intersetorial que se reúne quinzenalmente para acompanhamento das ações de controle do Aedes aegypti. Também foi intensificado o monitoramento Inteligente do Aedes, que consistiu na implantação de 339 armadilhas para mosquito, as quais são vistoriadas semanalmente.

Houve ainda o estabelecimento do Sexta sem Aedes, que realiza mutirões de limpeza e conscientização nos bairros com maiores índices de infestação. Com o projeto, foram recolhidas neste ano 917 toneladas de lixo e entulho dos bairros Coramara, Gilson Carone, Village da Luz, União e Alto União.

PAI 24 horas

Em novembro, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital Infantil Francisco de Assis passou a funcionar em sistema 24 horas, depois que a prefeitura de Cachoeiro ampliou o investimento no convênio do serviço. Antes, o atendimento era realizado das 7h às 22h.

A extensão do horário possibilitou uma distribuição mais adequada da demanda do Hifa, reduzindo o tempo de espera por atendimento e melhorando, de forma geral, a oferta do serviço.

Cachoeiro + Saúde

Com a criação do projeto Cachoeiro + Saúde, a Secretaria de Saúde passou a utilizar um ônibus equipado para funcionar como consultório móvel, levando exames e consultas médicas e odontológicas às comunidades mais distantes de unidades básicas. No período noturno, quinzenalmente, a população em situação de rua, também começou a ser contemplado com os atendimentos do projeto.

Mais profissionais

Outro ponto importante foi a ampliação do número de profissionais de saúde. As equipes de Saúde da Família (ESF) aumentaram de 49 para 54. Os médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, antes 24, agora são 26. E houve ainda um processo seletivo para contratação temporária de mais de 300 profissionais de saúde, com objetivo de  ampliar a oferta de serviços à população.

Núcleo de Atenção à Saúde da Família

Foi implantado o primeiro Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf 1) no bairro Jardim Itapemirim. Trata-se de equipe multiprofissional formada por assistente social, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e psicólogo. A equipe serve de referência para as unidades de saúde de Jardim Itapemirim, Aeroporto, Gilson Carone, Agostinho Simonato, BNH de Baixo, BNH de Cima e Coramara, dando suporte ao trabalho já realizado.

Unidades de Saúde

A Semus também realizou um amplo investimento na ampliação e melhoria das unidades básicas de saúde. Neste sentido, houve, em 2017: inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Recanto; abertura de farmácia e atendimento médico pelos residentes de ginecologia do Hospital Evangélico (Heci) na unidade do Novo Parque; implantação de serviço de radiografia digital e nova ambulância para a UPA do Marbrasa; e melhorias nas unidades dos bairros, Zumbi, BNH de Baixo, Aeroporto, Abelardo Machado, Gilson Carone, Novo Parque e dos distritos de Coutinho e Itaoca.

Descentralização de serviços

O pedido para agendamento de consultas pré-cirúrgicas pelo SUS passou a ser feito diretamente nas unidades de saúde do município, ou seja, mais próximo à casa do paciente. Antes, a solicitação era entregue na sede da Secretaria de Saúde, no bairro Ferroviários. E nos distritos, a solicitação para agendar radiografia e exame de sangue passou a ser feita nas unidades de saúde locais, evitando que as famílias do interior tenham que se deslocar para a cidade.

Imunização

Cachoeiro se destacou no Espírito Santo pelas estratégias de imunização adotadas contra a Febre Amarela no início do ano, quando houve uma epidemia da doença no estado. Inicialmente, as vacinas foram oferecidas por meio de mutirões em amplos espaços da cidade, para atender a grande demanda, e nos distritos. Depois, foram disponibilizadas nas unidades de saúde. Houve, ainda, busca ativa em localidades rurais e visitas a casas, supermercados, hospitais, igrejas e escolas.

Outra medida importante foi o início da vacinação de BCG e hepatite B nas maternidades filantrópicas, o que protege os recém-nascidos dessas doenças graves, além de garantir comodidade aos pais, que não precisam se deslocar ao Centro Municipal de Saúde para o bebê ser imunizado.

Prevenção às ISTs

Cachoeiro intensificou as ações e campanhas de combate ao HIV, à sífilis e às hepatites B e C, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram desenvolvidas diversas atividades para conscientização sobre medidas preventivas e para dar visibilidade e facilitar o acesso da população aos exames que são oferecidos pelo SUS no município.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova