Pais de alunos protestaram hoje (14) em frente à escola Dona Maria Santana, no bairro Basileia, em Cachoeiro de Itapemirim, pela falta de ar-condicionado nas salas de aula. Nas últimas semanas, o termômetro tem se aproximado dos 40º no município. O prefeito Victor Coelho disse que mais de 90% dos educandários contam com o equipamento e que as instalações seguem.
“Em 2017, quando iniciamos nossa gestão, Cachoeiro (que é conhecida pelo seu intenso calor) não tinha nenhuma escola com ar-condicionado. Estamos mudando essa realidade! Das 82 escolas municipais, 74 tem ar-condicionado nas salas, isto é: mais de 90%”, informou o prefeito através de suas redes sociais.
“Agora, é lamentável saber que a maioria das pessoas tem a tendência de compartilhar os outros 10% e não valorizam as nossas conquistas”, pontuou. Além da manifestações dos pais de alunos, a situação também foi criticada por vereadores de oposição.
“A cidade é de todos! Quando um morador de um determinado bairro tem sua rua calçada depois de décadas, o morador que ainda não foi contemplado tem que se alegrar na esperança de ser o próximo! Isso é ter empatia! Não somos mágicos! Não temos todos os recursos pra consertar tudo o que precisa ser feito na cidade no tempo que a população merece. Mas, estamos fazendo! Enquanto alguns olham o copo meio vazio, vou sempre olhar o copo meio cheio!”, desabafou.
Há também a informação de que as instalações das escolas restantes serão realizadas por servidores da prefeitura, uma vez que a empresa contratada para realizar o serviço não mantém vínculo contratual com a administração pública municipal.