Declaradamente oposição ao governador Paulo Hartung (PMDB), inclusive com manifestação de apoio ao ex-governador Renato Casagrande (PSB) caso esse decida concorrer às eleições de 2018, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) começa a ver a sua liderança dentro do partido ameaçada – pelo menos, esse foi o tom da notícia emitida pelo Palácio Anchieta.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), esteve no estado na última semana cumprindo agenda com o governador. O entrosamento entre os dois percebeu movimentos políticos que podem dificultar a vida de Ferraço, atualmente, um dos principais adversários de Hartung.
Maia convidou o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB), para liderar o DEM no estado e também estendeu o aceno ao governador. Vindo da base aliada ao governo, Erick ocupou a principal cadeira do legislativo estadual com o apoio palaciano.
Uma filiação de Hartung ao DEM é pouco provável; porém a de Musso seria estratégica caso haja a pretensão de enfraquecer os opositores. Em uma única mexida de peça, Hartung tira do tabuleiro político a voz ativa de Theodorico no DEM e um possível apoio desta sigla – que tem tempo considerável de televisão – a Casagrande.