Parque urbano de Anchieta irá ganhar espaço administrativo e de lazer

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), realizou ontem (06) a apresentação do projeto de construção do Parque Sede Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio. O evento aconteceu no Centro de Convivência de Nova Jerusalém e contou com a presença do prefeito Fabrício Petri, do vice, Carlos Waldir de Souza, secretários, vereadores e moradores dos bairros Benevente, Nova Jerusalém e Nova Esperança.

Conforme informações da Seman, a Unidade de Conservação Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio é uma das 04 unidades de conservação municipais situadas em Anchieta. Ela foi criada pelo Decreto Municipal 3692/2011, com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que nele habitam, como pássaros, caranguejos, peixes, entre outros, numa área total delimitada em 17.312.052,41 m². A apresentação de como será construída a sede do parque foi feita por técnicos da Seman.

A construção do parque, de acordo com a secretária da pasta, Jéssica Martins, é necessária para conservação da unidade, permitir a realização de trabalhos e ações que possibilitem maior proteção do ambiente, além de contribuir para a valorização social dos bairros diretamente envolvidos.

“O Parque Sede Papagaio será a construção da sede administrativa da unidade, incluindo um espaço público de visitação que será ofertado e aberto à população de Anchieta e turistas, funcionando como um parque municipal”, explica Jéssica. Ela ainda enfatiza que o parque tem como objetivo a valorização da área verde situada entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança. “O parque vai se tornar um equipamento público de conhecimento sobre a unidade, lazer, estudo, apreciação, passeio, visitação e diversão”, disse.

O espaço, segundo a Seman, contará com várias edificações, entre elas a sede administrativa, auditório, área de educação ambiental, banheiros, trilhas, playground, e ainda, abrigará o novo Viveiro Municipal. Sua construção será custeada por recurso financeiro proveniente de compensação ambiental, do licenciamento ambiental da 4ª usina da Samarco.

Para o prefeito, a localização da sede do parque irá abranger os três bairros e se tornará mais um atrativo de lazer e turístico para a população de Anchieta e visitantes. “O empreendimento poderá, futuramente, gerar novas oportunidades de investimento e melhorias na região”, disse Petri.

A moradora do bairro Benevente, Nice Freitas, recebeu a notícia com muita alegria. “Moro no bairro há treze anos e nesse tempo lutamos para conseguir essa conquista. Estamos muito felizes que agora esse projeto vai sair do papel”, disse.

Segundo Martins, a instalação do Parque Sede Papagaio naquela região contribuirá para a valorização social dos bairros diretamente envolvidos e a população poderá usufruir de um espaço altamente agradável, que irá impactar na melhoria da qualidade de vida de todos moradores.

O município conta ainda com outras três áreas de proteção ambiental: Tartarugas (praia da Ponta dos Castelhanos até Praia do Além), Monte Urubu (Belo Horizonte) e Parque Natural Municipal Lagoa Verde, em Alto Joeba.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas