Visando reduzir a carga tributária corporativa, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, sugere a taxação de dividendos. Para início de conversa, a esquerda vive gritando em alto e bom som que tal medida visa beneficiar os ricos, mas é mentira!
Reduzir a carga tributária no setor empresarial é, na verdade, um passo fundamental rumo ao desenvolvimento do país. O peso dos tributos se tornou âncora no setor empresarial, pois atrapalha investimentos que geram melhorias ao cliente, desestimula o cidadão a abrir seu próprio negócio… Sem falar que os tributos são inseridos no custo das mercadorias, forçando as classes menos favorecidas a pagarem por esses reajustes ao consumirem algo.
Com a proposta de reduzir a tributação das empresas e tributar dividendos, acabo me perguntado se terá os efeitos esperados na economia ou se será zero, visto que atualmente o lucro das empresas sofre tributação como o IR de pessoa jurídica e os dividendos devem sofrer reajustes no percentual tributado para manter o equilíbrio.
De toda forma, esse é um debate para quem de fato entende desse assunto, mas tal medida aponta no sentido de tornar as empresas no Brasil mais competitivas e atrativas para novos investimentos, gerando assim mais empregos para o povo.
O sucesso das medidas a serem implantadas por Paulo Guedes beneficiaria todos nós. Boa sorte, ministro. O Brasil deseja e carece de êxito!