Várias unidade da Polícia Militar, do sul do estado, realizaram a operação Força Total, também chamada de ‘Fecha Batalhão’. Ela foi idealizada pelo Comando Geral da PM e coordenada pelo CPOS (Comando de Policia Ostensiva Sul), a fim de reforçar os recursos operacionais já existentes nos municípios diariamente.
Para tanto, utiliza-se de todo o efetivo policial administrativo para nesse dia reforçar e aumentar a presença policial na região.
De acordo com a PM, a operação tem alcançado resultados expressivos, tanto nas apreensões, abordagens e prisões; como na sensação de segurança dos capixabas do sul.
A ação contou com aproximadamente 40 policiais e 14 viaturas, sendo empregados pelo 9º Batalhão (Cachoeiro) e 9ª Compania Independente (Marataízes) e ocorreu nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Vargem Alta e Presidente Kennedy.
Os resultados estão sendo apurados, mas houveram apreensões de drogas, veículos irregulares, notificações de trânsito, abordagens a ônibus e taxis.
Além disso, ocorreu simultaneamente atuação conjunta da PM do ES e do RJ, na divisa entre os dois estados, no município de Presidente Kennedy.