O Podemos capixaba realizou no sábado (13), na Assembleia Legislativa do ES, em Vitória, o primeiro encontro do partido do ano. O evento, que teve a participação da presidente nacional do Podemos, a deputada federal por São Paulo Renata Abreu, contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre filiados e simpatizantes, lotando o local.
O presidente do Podemos capixaba, o deputado federal Gilson Daniel, iniciou o evento apresentando os números do partido pelo Estado. “Em 2018, o Podemos contava com um prefeito, um deputado estadual e 19 vereadores. Hoje, o Podemos no ES contabiliza um senador; dois deputados federais; quatro deputados estaduais; cinco prefeitos; cinco vice-prefeitos; 59 vereadores, sendo quatro presidentes de Câmara; e dois secretários de Estado”, apresentou Gilson Daniel.
“Estamos muito felizes com sua presença aqui no Espírito Santo, Renata! Queremos que você sinta o calor do Podemos no nosso Estado e saiba do nosso planejamento para a próxima eleição. Vamos trabalhar fortemente na reeleição dos nossos prefeitos e queremos alcançar a marca de 15 prefeitos e 70 vereadores em 2024”, disse o presidente estadual do Podemos.
A presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, lembrou que, na formação do Podemos, poucos acreditavam na criação do partido. “Hoje, o Podemos é a oitava bancada na Câmara federal, desbancando partidos consolidadíssimos. Nada é impossível quando se acredita de verdade! E essa história nos mostra que somos do tamanho dos nossos sonhos.”
“Também quero te agradecer, Gilson, por todo o trabalho e crescimento do Podemos no Espírito Santo. Quero agradecer toda a nossa executiva estadual e a todos que concorreram nas últimas eleições. E vou fazer um chamamento para o próximo pleito: disponham-se, sim, a serem candidatos! Se as pessoas boas não participarem da política, os malandros vão participar, e não devemos permitir isso! Queremos o que é o melhor para o Brasil”, afirmou Renata Abreu.
O evento também foi marcado pela presença de prefeitos de outras agremiações partidárias por conta da relação da amizade com Gilson Daniel – o deputado federal foi presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e secretário de Estado -, como o prefeito de Iúna, Romário Vieira; o prefeito de Irupi, Edmilson Meireles; o prefeito de Atílio Vivacqua, Josemar Fernandes; o prefeito de São José do Calçado, Cuíca; o prefeito de Muqui, Cacalo; o prefeito de Itarana, Vander Patrício; o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer; o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel; e o prefeito de Santa Teresa, Kleber Médice.
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcellos, amigo de Gilson Daniel, também marcou presença no encontro do Podemos. Também estiveram presentes a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; o vice-prefeito de Atílio Vivacqua, Pedro Sampaio; o vice-prefeito de Sooretama, Fernando Camileti; o vice-prefeito de Itarana, Ozeias Baldotto; o ex-prefeito de Fundão Eleazar Lopes; entre outros.
Allan em Cachoeiro
O nome do deputado estadual Allan Ferreira foi posto para concorrer a eleição municipal em Cachoeiro de Itapemirim. A afimartiva surgiu do presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, e também do prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho.
Uma possível vitória de Allan nas urnas em 2024 assegura na Assembleia Legislativa a cadeira pata o seu primeiro suplente Anadelson, que é vereador em Vila Velha e aliado de primeiro hora do prefeito Arnaldinho.
Filiações
Durante o evento, foram realizadas algumas filiações, que devem resultar em candidaturas em 2024. Entre eles, o vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lula; o ex-prefeito de Ibiraçu, Eduardo Zanotti, o Duda; o ex-prefeito de Iconha João Paganini; o ex-prefeito de Ibatiba Dr. Jonhson; o ex-vereador de Marechal Floriano Diony Stein; ex-vereador de Afonso Cláudio, Marcio CDA; Alex Wingler, liderança de Itapemirim; Amarildo Cardoso, liderança de Pancas; e Hassan Rezende, liderança de São Mateus.